Governo anuncia nova unidade para tratamento do câncer em mulheres


10/03/2004 16:19

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

Nova unidade para tratamento do câncer em mulheres passará a funcionar na Capital, em instalações que estão sendo adaptadas pelo Governo do Estado. A unidade faz parte das reivindicações da deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT), que tem sido insistente em cobrar enfrentamento vigoroso da doença. Embora dê ênfase às necessidades da Baixada Santista, que é líder nacional na incidência de câncer de mama, a parlamentar considera que a nova unidade poderá absorver demandas regionais.

O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin durante audiência que manteve com Prandi, na segunda-feira, 8/3, juntamente com outras nove integrantes da bancada feminina da Assembléia Legislativa, durante um café da manhã.

A unidade a ser criada na Capital será específica para a saúde da mulher, com ênfase no diagnóstico e tratamento do câncer, além de estar previsto um setor de transplantes. Alckmin também se comprometeu a garantir que as delegacias da mulher passem a funcionar nos finais de semana, o que atende antigo pleito dos movimentos de mulheres. O processo será gradual e terá inicio em quatro delegacias da Capital.

Avanços

A audiência de segunda-feira foi solicitada pelas deputadas como parte das atividades alusivas ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher. "O governador foi muito gentil, ouviu com atenção e anotou os pedidos, prometendo dar encaminhamento às demandas. Esta foi a primeira vez que a bancada feminina da Assembléia foi recebida em conjunto pelo governador, para discutir questões de gênero. Considero muito positivo", destaca a deputada Prandi.

Quanto à reivindicação feita pela parlamentar, para que o governo seja firme no combate à gravidez precoce, Alckmin mostrou-se favorável. O Estado já desenvolve um bem sucedido programa piloto, que poderá ser ampliado.

Ao fundamentar o pedido, Maria Lúcia lembra que, a cada duas horas e 40 minutos, uma adolescente dá à luz no Estado de São Paulo, havendo grande reincidência da gravidez ainda na adolescência. Autora do Projeto de Lei 108/2000, sobre a criação do Programa Estadual de Prevenção e Atendimento à Gravidez Precoce, Prandi tem levado a discussão ao Legislativo estadual, como forma de tentar acelerar as providências.

Ano Estadual da Mulher

A deputada ouviu ainda do governador que há interesse em implementar a Lei 11.246/02, de autoria da parlamentar, que trata da Semana Estadual de Prevenção e Combate à Osteoporose: "O governador citou a lei. Ele é médico e sabe da sua importância", explica.

"Saí do encontro otimista com a possibilidade de avanços nas políticas de atenção à mulher", diz Prandi, que está na expectativa de que o governador, nos próximos dias, atenda uma outra reivindicação apresentada durante a audiência: decretar 2004 como Ano Estadual da Mulher, acompanhando medida do Governo Federal, que já consagrou 2004 como Ano Nacional da Mulher.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp