Projeto cria frente parlamentar de apoio ao desenvolvimento da zona leste da capital

A iniciativa possibilita a atuação conjunta da comunidade, empresários, parlamentares e poder público para o incremento da economia regional
12/04/2006 18:28

Compartilhar:


O Projeto de Resolução 14/06, apresentado à Assembléia em 11/4 pela deputada Ana Martins (PCdoB), criará, se aprovado, uma frente parlamentar de caráter temporário para apoiar o Plano de Desenvolvimento da Zona Leste da Capital Paulista.

A frente terá como objetivo estimular a atuação do governo na desburocratização de procedimentos administrativos que possam facilitar o entrosamento da comunidade com o poder público e a iniciativa privada, para fazer funcionar um plano de desenvolvimento local.

É ainda atribuição dessa instância receber propostas e realizar estudos; determinar diretrizes para implementar o plano através de políticas públicas voltadas para a atração de investimentos e para a preservação do meio ambiente. Na questão ambiental, o texto do projeto destaca a recuperação e a preservação de trecho da bacia do rio Tietê, que corta a zona leste.

A criação de comissões temáticas que discutam os temas pertinentes ao assunto, com a realização de seminários, a integração da USP Leste e da Fatec Leste às discussões e a interação dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo no plano são outras ações a serem executadas pela frente.

De acordo com a justificativa do projeto, a criação da frente permitirá a integração entre os deputados e a comunidade para a organização de atividades promotoras do desenvolvimento da zona leste, superando os obstáculos regionais. "Segundo estimativas, estão na região 40% dos desempregados paulistanos", afirma a deputada. "Em conjunto, parlamentares, empresários e representantes da sociedade civil, setores econômicos e autoridades dos poderes executivos municipais e estadual poderão receber e dar sugestões, envidar estudos e propostas, traçar diagnóstico dos problemas locais e estabelecer diretrizes para sua solução", argumenta a parlamentar.

alesp