Notas de Plenário


07/08/2008 19:05

Compartilhar:


Manifestação dos policiais civis



Carlos Giannazi (PSOL) informou que no dia 13/8 haverá uma grande manifestação dos servidores públicos da área da segurança pública, especificamente dos policiais civis que alegam baixíssimos salários e precárias condições de trabalho. Para Giannazi, ao mesmo tempo em que o governador do Estado diz ser favorável à revogação da Lei de Imprensa (concebida na época da ditadura), age de modo contraditório, ao negar aos servidores o direito de se manifestar em um canal de televisão. (SM)



Paralisação



Segundo Olímpio Gomes (PV), o governador José Serra vai conseguir parar a polícia de São Paulo a partir do dia 13. Olímpio salientou também que os policiais estão morrendo de fome, e que vão desencadear uma paralisação se não houver sinalização de uma possível reposição salarial. Para o parlamentar, essa paralisação não tem data para terminar e quem sofrerá as conseqüências é a população, que terá a força policial diminuída. (SM)



Negociação sim, greve não



Segundo o deputado Mauro Bragato (PSDB), o governador enviará projeto à Assembléia para beneficiar cerca de 10 mil funcionários do DER e já enviou o PLC 35 para atender as categorias dos fiscais da Secretaria da Fazenda. Para o parlamentar, a solução é sempre o diálogo. "É por esse caminho que tem seguido o presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, frente a todas as dificuldades." O deputado fez um apelo para que as entidades que representam os servidores da segurança pública joguem as fichas numa negociação e evitem a greve. (SM)



Brinquedo assassino



João Barbosa (DEM) afirmou que a prática de empinar pipas é muito perigosa, principalmente para as crianças. Lembrou que há casos constantes de acidentes com pessoas mutiladas por conta das linhas com cerol. O parlamentar batizou essa prática de "brinquedo assassino criminoso" e disse que jamais permitiria que seus filhos a utilizassem. Para finalizar, disse que seu objetivo é apresentar um projeto de lei para proibir a venda do produto pronto, responsabilizando o comerciante com aplicação de pesada multa. (SM)



Prender presos



A ameaça de seqüestro de familiares de autoridades, por parte de "bandidos ricos e perigosos" e que atualmente cumprem pena, foi comentada por Conte Lopes (PTB), que achou leve a sanção aplicada: 30 dias em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Também considerou absurda a situação em que a polícia tem de prender quem já está na cadeia. A crescente apreensão de armas pesadas como baterias anti-aéreas e mísseis preocupou o deputado, que afirmou que tais armas provavelmente seriam usadas contra a polícia. (MF)



CUT, 25 anos



Os 25 anos da Central Única dos Trabalhadores, a serem completados no próximo dia 28/8, foram comemorados por Marcos Martins (PT), que lembrou a fundação da entidade em São Bernardo do Campo, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat). Martins lembrou ainda que a CUT é a maior central sindical da América Latina e a quinta maior do mundo, e que está presente em todos os ramos da atividade econômica. (MF)



Contra o funcionalismo



A "destruição das carreiras do serviço público" por parte do governador foi criticada por Carlos Giannazi (PSOL), que citou como exemplo recente o PLC 35/2008, que reestrutura as carreiras e vencimentos dos agentes fiscais, e que "conseguiu desagradar a todos". O deputado citou reivindicação da categoria para que cargos de técnico de apoio passassem a ser de nível superior, por conta da responsabilidade da função. (MF)

alesp