Exposição de cigarros proibida em pontos de venda


01/12/2011 17:49

Compartilhar:


Em sessão extraordinária, em 30/11, os deputados aprovaram projeto de lei que proíbe a exposição de embalagens de cigarros e assemelhados em pontos de venda, como padarias, bares, lanchonetes e bancas de jornal. Autor do projeto, o deputado Donisete Braga (PT) comemorou a aprovação, que se deu por unanimidade.

O projeto tramitava desde 15/2 e, conforme Donisete Braga, reflete a opinião da população exposta em pesquisas. "A exposição, em chamativos e sofisticados displays, que são verdadeiras peças de propaganda, influencia a compra, principalmente entre os adolescentes", disse. Segundo ele, pesquisas feitas pelo Instituto Datafolha apontaram que a maioria das pessoas, inclusive os fumantes, aprova a medida.

Na justificativa do projeto, o parlamentar ainda alegou que em muitos estabelecimentos "os cigarros estão próximos a balas, chocolates, doces e salgadinhos, facilitando sua visibilidade por crianças e adolescentes. Inclusive em bancas, os cigarros ficam próximos de jornais, revistas ou livros de interesse das crianças e adolescentes".

Outro fator preocupante, na opinião do deputado, é a proximidade dos pontos de venda de cigarros com escolas de nível fundamental ou médio e faculdades.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp