Baixada realizará em julho mutirão de combate à dengue


26/05/2006 17:09

Compartilhar:


Entre 17 e 22 de julho, a Baixada Santista irá realizar um mutirão regional de combate à dengue, proposta encaminhada pela deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) à Secretaria Estadual de Saúde. A definição do período aconteceu durante reunião do Comitê Regional de Mobilização contra a Dengue, realizada na manhã desta sexta-feira, 26/5, em Santos.

"Fico extremamente feliz que a proposta tenha sido aceita pelas pessoas que estão na linha de frente do combate à doença. Agora, devemos todos arregaçar as mangas e centralizar esforços para que tenhamos pleno êxito na organização e realização do mutirão", enfatiza a deputada Prandi.

Segundo a diretora de Controle de Vetores (DCV) da secretaria, Myres Maria Cavalcanti, o mutirão vai se somar ao esforço que já vem sendo feito para enfrentar a doença e seu mosquito transmissor.

"Um dos nossos desafios é fazer com que a população não banalize a dengue, que é uma doença grave e pode levar à morte em poucas horas nas suas formas mais agressivas. Temos que envolver todos os segmentos da sociedade nesta verdadeira guerra", argumenta a diretora do DCV.

Para a deputada Prandi, esta banalização realmente vem sendo um problema. "Muitas pessoas encaram a dengue da mesma forma que um simples resfriado, nem procuram ajuda médica e se automedicam", acrescenta Prandi.

Um dos objetivos do mutirão será amplificar o trabalho para eliminação de possíveis criadouros do mosquito, como pneus, garrafas, pratos de planta e outros locais e objetos propícios à proliferação das larvas. "Porém, isto não é possível sem a participação efetiva da população. Para que o mutirão tenha êxito, é fundamental que os cidadãos façam sua parte e eliminem e joguem fora, se for o caso, possíveis criadouros. A meta é ter uma estrutura para recolher este material", explica Myres Cavalcanti.

Seminário

Outra questão discutida foi a realização do I Fórum de Comunicação Social e Dengue. O evento também deverá acontecer em julho e sua realização já havia sido informada à deputada Prandi pelo coordenador da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Carlos Castelo Branco, durante audiência no início desse mês. O objetivo é discutir uma estratégia de comunicação em todos os segmentos, entre eles a imprensa, para avançar na conscientização sobre a gravidade da dengue e a importância da prevenção.

O mutirão e o fórum serão organizados pelo Comitê Regional de Mobilização Contra a Dengue. Criado no final de abril, o grupo reúne representantes de todas as prefeituras da Baixada, de órgãos dos governos estadual e federal ligados à Saúde, além de outros segmentos como a Aeronáutica, o Exército, a Codesp, a Sabesp, a Dersa, as Diretorias Regionais de Ensino e o mandato da deputada Prandi.

"Nossa meta é justamente buscar esta interface com outros segmentos da sociedade para avançarmos no combate à dengue. Esta é uma luta que deve ser de todos nós", explica a diretora do CDV. A formalização do Comitê será feita na próxima semana, com a publicação de uma portaria da DIR XIX no Diário Oficial do Estado. "Mas antes mesmo dessa oficialização, o trabalho já começou e isto é o mais importante", conclui a deputada.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp