Opinião - Política também se faz na escola


05/02/2009 18:43

Compartilhar:


Uma das perguntas que mais nos intriga hoje em dia é: o jovem brasileiro atual se interessa por política ou simplesmente tem aversão ao assunto? Pesquisa recente da ONG Voto Consciente traçou um pequeno esboço desse panorama juvenil e da visão que os nossos jovens têm a respeito desse "monstro" chamado política.

O estudo revelou uma juventude bem afastada do assunto, com um grau de envolvimento pífio em relação às questões políticas de maneira geral. Vejam alguns dados divulgados pela ONG Voto Consciente: mesmo com o direito legal, 80% dos jovens não se interessam em tirar o título de eleitor; quase 75% não apresentam afinidade com nenhum partido político; se tivessem que escolher, a maioria optaria pelo PT e PSDB, o que revela uma espécie de reflexo atual da política brasileira.

Outro dado preocupante é que aproximadamente 90% dos pesquisados não sabiam e nunca haviam participado de uma ONG ambiental ou política, desconheciam as associações de bairro, sindicatos, partidos, passeatas e manifestações. Enfim, para um jovem de classe média, esses assuntos parecem mesmo distantes de sua realidade. Entretanto, não podemos esquecer que serão esses jovens que irão conduzir o nosso país no futuro. O que podemos fazer então para mudar este cenário?

Quando questionados a respeito do que poderia ser feito, os jovens, pelo menos a maioria entrevistada, foram taxativos: "a educação política deveria estar presente nas nossas escolas", numa forma de recado bem sutil, mas que cobra de todos nós medidas para que a política seja encarada de outra maneira, que seja exercida a ponto de até mesmo conquistar o interesse de nossos jovens.

Podemos culpá-los? Claro que não. A cada eleição os pais reclamam, a imprensa lamenta, nada parece melhorar na política brasileira. O que temos pela frente não são jovens alienados, mas, sim, uma juventude bastante desiludida com a política. E isso exige uma nova postura, uma nova metodologia política ainda mais democrática e inclusiva para com a juventude brasileira. E esse trabalho está em nossas mãos, hoje.



*Célia Leão é deputada estadual pelo PSDB

alesp