Iniciada obra de acesso para Santo Antonio do Pinhal


14/02/2006 16:33

Compartilhar:


A construção de uma alça de acesso para o município de Santo Antonio do Pinhal, na altura do km 33,3 da rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), será iniciada nos próximos 45 dias pelo Governo do Estado. A ligação substituirá o atual trevo, após o túnel (sentido Via Dutra/Campos do Jordão), oferecendo mais segurança aos motoristas que trafegam em direção à estância, bem como São Bento do Sapucaí e sul das Minas Gerais. O início das obras foi confirmado ao deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV), que tem insistido para a execução da benfeitoria, por meio do ofício 60/05, diretamente na Casa Civil e na Secretaria de Transportes e com o próprio governador Geraldo Alckmin.

Atualmente o acesso para Santo Antonio do Pinhal é feito pelo trevo com cruzamento em nível na SP-123, motivo de graves acidentes, segundo a Polícia Rodoviária Estadual, por causa da baixa visibilidade. "A região fica a mais de 1.160 metros de altitude na Serra da Mantiqueira, com freqüente ocorrência de neblina, prejudicando a segurança na travessia", observa o deputado. Conforme avaliação técnica informada pela Casa Civil ao parlamentar, a obra custará em torno de R$ 6 milhões e o alto custo justifica-se pela localização em meio à encosta da serra. "O projeto torna-se caro porque demandará tecnologia de ponta", acrescenta.

O projeto está em fase de sondagem de solo e os primeiros materiais já começaram a chegar no canteiro de obras da alça, que fará a ligação com a SP-46 (rodovia Oswaldo Barbosa Guisard). A extensão será de aproximadamente um quilômetro e o projeto inicial foi elaborado pela empresa Pentágono. "Estamos empenhados em garantir cada vez mais qualidade de vida à população, além do que essa segurança atrairá mais turistas e vai fomentar a economia local", destaca o deputado. Padre Afonso acrescenta que o secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes, e o governador Geraldo Alckmin ainda se comprometeram a estudar outros pedidos para novos entroncamentos na malha viária da região. "São obras para oferecer mais segurança na SP-125 (Taubaté/Ubatuba). Uma fica no acesso para Redenção da Serra (SP-121) e outro na altura do km3, próximo à Comevap e bairro Marlene Miranda", defende o deputado.

lidpv@al.sp.gov.br

alesp