Simpósio discutirá utilização de energia solar


25/05/2007 11:30

Compartilhar:


O incentivo à utilização da energia solar através de políticas públicas será debatido no simpósio "São Paulo a caminho do Sol", no Auditório Franco Montoro, na Assembléia Legislativa, em 15/6. O evento será promovido pelo deputado José Augusto (PSDB), pela Comissão de Estudos sobre o Aquecimento Global da Câmara Municipal de São Paulo e pela Iniciativa Cidade Solares da Organização Não Governamental Vitae Civilis.

Segundo José Augusto, no seminário serão debatidos dois projetos, um deles, de sua autoria, estabelece a obrigatoriedade da instalação de equipamentos de energia solar em edificações públicas novas. O outro projeto, da Prefeitura paulistana, estabelece a obrigatoriedade da instalação de equipamentos para captação de energia solar em novas habitações.

"O sol é uma fonte de energia barata e abundante, além disto a sua utilização contribui de forma significativa para evitar o aquecimento global, a perda de biodiversidade provocada pela construção de usinas hidrelétricas e pode gerar muito mais empregos", comentou o deputado José Augusto.

O objetivo do evento, destinado ao público em geral, especialmente a prefeitos, vereadores e agentes públicos, assim como a dirigentes do Terceiro Setor com atuação na área ambiental, é divulgar a importância da utilização da energia solar através de políticas públicas e disseminar experiências, técnicas e legislação sobre o assunto.

O simpósio, com início previsto para as 9h, terá a participação do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge; do secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Xico Graziano; do presidente da Comissão de Estudos sobre o Aquecimento Global da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Gilberto Natalini; de José Roberto Moreira, do Centro Nacional de Referência em Biomassa, da Universidade de São Paulo; de Carlos Faria, coordenador da Iniciativa Cidades Solares; de Elizabeth Pereira Duarte, do Grupo de Estudos de Energia Renovável da PUC-MG; e Délcio Rodrigues, pesquisador associado ao Instituto Vitae Civilis.

joseaugusto@al.sp.gov.br

alesp