Estado lança edital para esgoto de Bertioga


29/04/2005 13:02

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

O governador Geraldo Alckmin lançou nesta quinta-feira, 28/4, o edital do Programa de Recuperação Ambiental da Região Metropolitana da Baixada Santista, que consiste em obras de saneamento básico para os nove municípios da região. Orçadas em R$ 1,051 bilhão, as obras beneficiarão seis bairros de Bertioga " Indaiá, Vila Agaó, Maitinga, Jardim Rio da Prata, Ilha 1 e Ilha 2.

Com essa medida, a expectativa é de que os serviços comecem em outubro. O término da concorrência está previsto para agosto e o anúncio da ganhadora deverá ocorrer no mês seguinte.

O lançamento foi feito em solenidade no Palácio dos Bandeirantes. O deputado Luís Carlos Gondim Teixeira (PL) participou do evento. Cinco destes bairros de Bertioga foram incluídas no pacote depois de reivindicações feitas pelo parlamentar à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos, Saneamento e Obras. Antes, só o bairro do Indaiá estava incluído no programa.

A previsão é de que as obras terminem em 2009. Os trabalhos serão executados em quatro etapas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). De acordo com a previsão da estatal, a meta é coletar 95% do esgoto gerado naquela região. Hoje, esse índice não passa dos 28%.

Além de Bertioga, a iniciativa abrangerá os municípios de Santos, Guarujá, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

A previsão da Sabesp é de que, com as obras, o atual índice médio de atendimento suba dos 56% para 95%. Outro objetivo é melhorar a balneabilidade das praias da região.

A estatal assinou contrato com o Japan Bank International Corporation (JBIC), que irá conceder 50% do total a ser investido. A outra parte virá do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da própria Sabesp.

As obras empregarão diretamente 3.000 pessoas por mês. Estão incluídos no projeto a construção de 1,1 mil quilômetros de redes coletoras, coletores tronco, interceptores e emissários, ligação de esgoto em 125 mil domicílios, além de sete estações de tratamento de esgoto, um emissário submarino com quatro quilômetros em Praia Grande e melhorias nos emissários submarinos de Santos e São Vicente.

e-mail: lcgondim@al.sp.gov.br

alesp