Ações positivas em benefício dos idosos


26/01/2010 14:01

Compartilhar:


Antonio Salim Curiati (PP), autor da Lei nº 12.222, publicada em 12/1/2006, que criou o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, implantado oficialmente no ano passado na zona leste da capital paulista pelo governador José Serra, manifesta otimismo com as políticas públicas aplicadas, a partir daí, pelo governo do Estado.

O instituto, que recebeu o nome de José Ermírio de Moraes, é fruto de anos de luta do deputado Curiati. Passou a ser órgão oficial da Secretaria da Saúde, responsável direto pelo ensino, pesquisa e formulação dessas políticas voltadas à saúde e qualidade de vida dos idosos de todo o Estado. Além disso, a unidade é também responsável por promover ações integradas de apoio aos idosos.

Nesta mesma direção o Estado implantou dois projetos. A construção de casas adaptadas para a terceira idade, implementado pela CDHU na cidade de Avaré. Denominado Vila Dignidade, abriga casas com itens de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, com barras nos banheiros e cozinhas, portas e corredores largos e rampas de acesso. O segundo projeto, denominado Quero Vida, visa a implantação de espaços de convivência para pessoas com mais de 60 anos, atingindo inicialmente 42 cidades. Nessas unidades os idosos contarão com profissionais especializados como médicos geriatras, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, professores de educação física e assistentes sociais.

O deputado Curiati está satisfeito com as medidas tomadas pelo governo do Estado na busca de qualidade de vida para sua população mais idosa.



scuriati@al.sp.gov.br

alesp