Representantes da B'nai B'rith Internacional no Parlamento paulista


04/12/2002 20:35

Compartilhar:


O vice-presidente da Associação Beneficente e Cultural B'nai B'rith Internacional e a diretora da instituição na América Latina falam sobre defesa dos direitos humanos, terrorismo e situação do povo judaico no mundo com os deputados Walter Feldman e Renato Simões

DA REDAÇÃO

O presidente do Legislativo paulista e o deputado Renato Simões (PT) receberam na tarde desta quarta-feira, 4/12, a presidente da B'nai B'rith do Brasil, Edda Bergmann, o vice-presidente executivo da B'nai B'rith Internacional, Daniel Mariaschin, e da diretora para a América Latina e representante junto à Organização das Nações Unidas (ONU), Dina Siegel Vann, que vieram ao Brasil para participar do IV Encontro Internacional Combatendo a Pobreza, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pelo Conselho Judaico Mundial, pelo Congregação Israelita do Brasil e pelo Conselho Judaico Latino-Americano, com o objetivo de analisar e apresentar soluções para a pobreza na América Latina.

De acordo com a assessora da entidade, Lia Bergmann, os representantes da B'nai aproveitaram a viagem ao Brasil para manter contato com lideranças políticas e comunitárias em São Paulo e em Brasília - incluindo a equipe de transição do governo Lula - "para melhorar o relacionamento entre as comunidades e intensificar a luta pelos direitos humanos no mundo", esclareceu Lia Bergmann.

"A B'nai é a maior entidade judaica mundial de defesa dos direitos humanos com assento na Organização das Nações Unidas e na Organização dos Estados Americanos", informou a assessora da instituição. "Fundada há 159 anos, a B'nai atua em 59 países, entre eles o Brasil, onde, há 71 anos, luta pela defesa dos direitos humanos", completou .

A agenda dos representantes internacionais da B'nai em São Paulo se encerra hoje, com a apresentação de uma palestra e da entrega de prêmios aos vencedores do "Concurso Fábio Dorf - A Terra de Israel: passado, presente e futuro", na sede da entidade.

Currículos

Daniel Mariaschin, vice-presidente executivo da B'nai B'rith, coordena e supervisiona os programas, atividades e a equipe da entidade; exercendo também o cargo de diretor do Centro de Política Internacional, onde atua como porta-voz da instituição no Congresso e na mídia dos Estados Unidos. Com o objetivo de promover o relacionamento com o Estado de Israel, e na luta dos direitos humanos do povo judaico e em todo o mundo, Mariaschin já se encontrou com vários presidentes, primeiros-ministros, ministros do exterior, líderes de oposição, líderes religiosos e direitos humanos, e concedeu entrevistas em diversos meios de comunicação.

O vice-presidente da B'nai representou a entidade nas deliberações da Organização Judaica Mundial de Restituição e ajudou na luta para a compensação pelo trabalho escravo e trabalhos forçados. Também foi membro de diversas delegações e iniciou vários programas, como o de Educação sobre o Holocausto, e a de cooperação com o ministro da Ciência e Educação da Lituânia. Atualmente, concilia a vice-presidência internacional da B'nai B'rith com o trabalho no Comitê de Assessoria Internacional de uma comissão argentina que estuda as relações do país com o regime nazista e auxilia a Comissão de Restituição de Propriedades da Eslováquia.

Dina Siegel Vann, natural do México, é diretora para as Nações Unidas e Assuntos da América Latina do Centro de Política e Relações Públicas da B'nai B'rith Internacional. Coordena as atividades da entidade em fóruns da ONU em Nova Iorque, Chile, Paris, Viena e Genebra. Dina Vann recentemente participou como delegada da Conferência Mundial contra o Racismo, em Durban, África do Sul, e conversou sobre democracia, pluralismo e direitos humanos na América Latina com diplomatas, representantes do governo norte-americano e de organizações não-governamentais e estudiosos que lidam com assuntos referentes à América Latina nos Estados Unidos.

alesp