Um olhar sobre o Brasil

OPINIÃO - Arnaldo Jardim*
18/11/2002 18:47

Compartilhar:


Eu vejo o povo brasileiro esperançoso. Embora machucado e judiado, forjou uma mudança em que acredita.

Esta expectativa, mesmo que contida e levemente desconfiada, está presente. Percebo sonhos maldisfarçados, travestidos de um orgulho reconquistado.

O povo, desta vez, não sufocou o grito de gol na garganta. Embalado pela conquista do penta, auto-estima revigorada, não se atemorizou por receios exógenos e não teve medo de ser feliz.

Não tomou dor alheia, ignorou os fantasmas e pagou para ver. No show democrático das eleições presidenciais, o Brasil com "s" mostrou sua cara preta, branca, parda, mulata, índia, oriental neste tropical miscigênico de raças que tecem a genuína alma brasileira.

O povo que saiu energizado do apagão é um povo que acredita e não se ilude. Sabe que as nuvens continuam negras e que os obstáculos são consideráveis: dólar, inflação, dívida externa, falta de recursos, esgotamento dos mecanismos arrecadatórios. Tudo isso a ameaçar legítimos anseios: emprego, salário, educação, saúde, alimentação e, sobretudo, vida digna.

A serenidade é própria de quem aprendeu a acreditar nas próprias forças e abrir a picada sob a mata densa. Ninguém entende mais de sobrevivência do que o povo brasileiro; a seu lado, joga um país dono de um potencial singular: uma sólida estrutura industrial, uma terra fértil de fazer inveja e seres humanos inventivos capazes dos dribles mais ousados e dos gols mais espetaculares. Querem apenas que as regras não mudem e que possam competir em igualdade de condições nesse mundo de uma globalização de uma via só.

Dê-nos a outra via e verão um Brasil gigante, capaz de apequenar os problemas e fazer da felicidade do seu povo uma contagiante onda, capaz de ajudar o mundo a perseguir caminhos mais pacíficos e igualitários.

Não quero parecer Poliana ou fazer "o jogo do contente", mas estou muito confiante: 2003 haverá de ser um ano de grande aprendizado e de belos começos.

E estou propondo uma ação imediata, com um engajamento ativo e mobilizador para fazer deste Natal um momento de confraternização.

Não nos cabe apenas ficar ansiosos aguardando o primeiro de janeiro. Podemos todos fazer deste Natal o Natal da solidariedade e dar um primeiro passo importante para que haja consciência e ação coletiva. Da minha parte, estou engajado na campanha do Centro de Estudos Raduan e do Grupo Novo Ideal que, neste ano, arrecadará alimentos não perecíveis, brinquedos roupas e gibis para as crianças da Associação Comunitária da Vila Clara, na capital paulista.

Acreditar é o prenúncio do acontecer. Viva o Brasil e os brasileiros.

*Arnaldo Jardim, 47, é engenheiro civil, ex-secretário da Habitação (1993) e deputado estadual; foi relator geral do Fórum SP Séc. XXI e é presidente estadual do PPS. E-mail: arnaldojardim@uol.com.br

alesp