Líderes partidários ressaltam importância da TV Assembléia digital


16/10/2008 20:57

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/TV DIGITAL OUTRO MODELO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em parceria com a TV da Câmara dos Deputados, a TV Assembléia se prepara para estrear, na segunda-feira, 20/10, suas tramissões em sinal digital gratuito. O lançamento será feito no plenário da Assembléia pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Legislativo paulista, respectivamente, Arlindo Chinaglia e Vaz de Lima. Em junho passado, os dois assinaram, em Brasília, um acordo de cooperação que previa o rateio de investimentos e do custeio do canal.

A TV Assembléia será a primeira emissora legislativa estadual brasileira a operar essa tecnologia. O fato mereceu destaque na sessão plenária da terça-feira, 14/10, quando o presidente Vaz de Lima classificou o lançamento como histórico. Segundo ele, a garantia de acesso ao acompanhamento da atuação parlamentar, de forma gratuita e a qualquer hora do dia, dá ao Legislativo maior transparência e à população mais recursos de informação e participação no sentido do exercício da cidadania. ]

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, considera o acordo um passo importante para o fortalecimento da democracia, uma vez que o sistema digital abre oportunidades como a apresentação simultânea de canais e cria espaços para a interação com o público.

Outras lideranças da Assembléia, de diferentes tendências políticas, também têm manifestado otimismo com respeito à transmissão digital. Na opinião do deputado Carlos Giannazi, líder da bancada do PSOL, a abertura do sinal em UHF facilitará o acesso de pessoas, que hoje não podem pagar um serviço de TV a cabo, ao que acontece ou deixa de acontecer na Alesp. "É de fundamental importância que se abram todos os canais possíveis aos cidadãos, a fim de que possam se manifestar de modo mais incisivo melhorando a qualidade dessa participação, que deve ser, sempre que possível, de mão dupla", diz Giannazi.

Estevam Galvão, líder do DEM, disse que participar do processo de lançamento da primeira emissora legislativa estadual brasileira a operar com a tecnologia digital e com sinal gratuito é motivo de orgulho para os deputados paulistas. "É de extrema importância que a população acompanhe os trabalhos dos parlamentares, os projetos que estão sendo analisados, votados e a postura do deputado que o povo elegeu", afirmou Galvão. "A TV Assembléia vem para consolidar ainda mais o processo democrático, levando o trabalho do parlamentar para mais perto da população".

Para o líder do PT na Assembléia, Roberto Felício, "a conquista da TV digital é uma vitória da sociedade paulista, pois com o canal aberto o cidadão poderá acompanhar melhor as atividades do Poder Legislativo".

"A estréia do sinal digital nas transmissões da TV Alesp insere o nosso parlamento na mais moderna tecnologia de transmissão e democratiza o acesso à informação", ressalta o líder do PSDB, Samuel Moreira. "Também é um avanço na transparência da divulgação do trabalho dos deputados, ampliando a difusão das notícias". O deputado destaca, ainda, a parceria com a Câmara dos Deputados, que, segundo ele, permitirá à população de São Paulo conhecer mais sobre o trabalho legislativo.

Em São Paulo, a transmissão digital da TV da Câmara dos Deputados e da TV Assembléia será pelo canal 61.

alesp