Batalhão pode receber nome de soldado


09/02/2009 19:09

Compartilhar:


O 40º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) na Capital pode passar a se chamar soldado Elias José de Souza. O Projeto de Lei 27/2009, de autoria do deputado Olimpio Gomes (PV), foi publicado na última sexta-feira, 6/2, no Diário Oficial do Legislativo. "Essa é uma singela homenagem que pretendo prestar a todos os soldados da Polícia Militar que expõem suas vidas a inúmeros riscos em prol da preservação da segurança pública no Estado", disse o deputado que é major da reserva da PM.

Elias José de Souza morreu na madrugada de 8 de janeiro de 2009, no Jardim Laura, em São Bernardo do Campo, ferido por três tiros disparados por Claudinei Araújo Silva, foragido da cadeia pública de Franco da Rocha, onde cumpria pena e fora beneficiado pela saída temporária de Natal em 2008, não retornando.

O crime ocorreu quando o soldado Souza e seu colega de equipe, cabo Moraes, avistaram dois casais em atitude suspeita em uma viela. Ao se aproximarem, um dos suspeitos sacou do revólver e efetuou disparos contra os policiais, vindo a atingir Souza, que foi socorrido no Hospital Assunção, mas não resistiu e morreu.

O caso abalou a sociedade e foi ícone de inúmeras discussões sobre novos critérios para a concessão da saída temporária de presos e levou o deputado a propor uma moção à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal para mais rigor na lei que trata do assunto. Souza era detentor da Láurea do Mérito Pessoal, entrou na Polícia Militar em 1993, permaneceu por dez anos no Corpo de Bombeiros e foi transferido para a unidade de policiamento. Nesse período recebeu 26 elogios pelos serviços prestados à população.



molimpio@al.sp.gov.br

alesp