Da Tribuna


02/12/2009 18:30

Compartilhar:


Luta contra o amianto



Marcos Martins (PT) enfatizou sua luta pela aplicação da lei que proíbe a produção, o transporte e o manuseio do amianto em todo o território do Estado. Em seu discurso, o deputado citou matéria divulgada no Diário de Osasco. A matéria diz que, após o deputado acusar a Sabesp de manter tubos compostos por amianto nas redes de distribuição de água de Osasco e região, a concessionária teria respondido que o material cancerígeno é gradativamente substituído quando ocorrem manutenções no sistema. Entretanto, as redes de saneamento ainda possuem tubos e conexões compostos pelo amianto. (TB)



Comemoração



A comemoração do 118º aniversário do 1º Batalhão de Policiamento de Choque Tobias de Aguiar foi abordado pelo deputado Olimpio Gomes (PDT). O deputado destacou que, do lado esquerdo do pátio da sede da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), na avenida Tiradentes, está o busto homenageando o coronel Salvador D"Aquino, criador da Rota, em 15 de outubro de 1970. "O busto esta ali para servir de exemplo e inspiração para todos os policias", disse Gomes. Para o deputado, era uma "obrigação" eternizar uma figura tão importante. "A inauguração do busto é motivo de extremo orgulho e satisfação para todos nós, policiais", enfatizou. (TB)



Dia da Consciência Negra



José Candido (PT) fez uma retrospectiva do mês de novembro, ocasião em que se comemorou o Dia da Consciência Negra. O deputado ressaltou a importância da caminhada dos movimentos negros e a luta pela conscientização. De acordo com ele, a grande importância da data é que a mesma abre um leque de reflexões. "Acho intressante que muitas pessoas aproveitam para dizer quem foi Zumbi dos Palmeras", disse Candido. Ele também fez um apelo à Secretaria da Educação: "É muito importante a história da África nas escolas", enfatizando que mais da metade da população brasileira é afrodescendente. (TB)



Segurança pública



Donisete Braga (PT) falou da incorporação do Adicional Local de Exercício (ALE) aos vencimentos de policiais civis e militares. De acordo com o deputado, é necessária uma real manifestação do governo de São Paulo, o que não ocorreu até o momento. "Queremos que o Brasil tenha uma segurança pública decente", disse Braga. Ele citou os relatos de que muitos policiais ganham dinheiro fazendo "bicos" e que é importante uma posição do governo para saber se os policiais terão ou não a equiparação do ALE. "É necessário uma posição de forma oficial", ressaltou. (TB)



Premiação do Selo Verde



A premiação de 156 cidades de São Paulo, que receberam o certificado de Município Verde Azul, foi o foco do discurso do deputado Ed Thomas (PSB). O deputado destacou a premiação que reconheceu municípios como exemplo ambiental, caso de Santa Fé do Sul, que ficou em primeiro lugar no ranking. O critério de premiação leva em conta dez questões, entre elas, tratamento de esgoto, eliminação de lixões, arborização urbana e recuperação da mata ciliar. "Queria parabenizar também o município de Teodoro Sampaio", enfatizou. Thomas mencionou a importância de ações ambientais e a responsabilidade ambiental dos municípios. (TB)



Políticas afirmativas



Donisete Braga enfatizou a importância da Lei Específica para a Represa Billings, que deverá estabelecer quais áreas poderão ser ocupadas e como a situação de seus moradores poderá ser legalizada, já que todos os 200 mil moradores dos arredores da represa não tem quaisquer direitos ou garantias sobre o lugar onde moram. "Queria registrar a importância da regulamentação da lei", disse Braga. Ele também citou a necessidade de uma gestão compartilhada entre governo, Secretaria do Meio Ambiente e população, além da criação de políticas afirmativas. "Todas as classes sociais têm se preocupado com as questões ambientais", elogiou o deputado. (TB)



Homenagem



Conte Lopes (PTB) relatou visita ao 1º Batalhão de Policiamento de Choque Tobias de Aguiar, para participar da comemoração de seus 118 anos de existência e da homenagem ao fundador das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), coronel Salvador D"Aquino. Lopes, que fez parte da Rota, disse que a cerimônia foi emocionante e exaltou a qualidade do trabalho desenvolvido pelos policiais, especialmente daquele batalhão, na defesa dos cidadãos. Para Lopes, a polícia desempenha com denodo suas funções em operações bem sucedidas, como a que apreendeu, recentemente, R$ 700 mil em dinheiro que estava em posse de membros do PCC. (OT)



Parabéns à Caracu



Aldo Demarchi (DEM) apresentou requerimento de congratulações com a população de Rio Claro pelos 110 anos da cervejaria Caracu. Segundo Demarchi, o nome se confunde com o produto, associado a vigor e força. O deputado fez um relato da história da cerveja Caracu desde sua fundação, pelo major Carlos Pinho, até sua venda, depois da crise mundial de 1929, à família Scarpa, que controla até hoje um grupo de cervejarias e é responsável pela expansão do setor. (OT)



Em defesa do Orçamento



O encontro, nesta quarta-feira, 2/12, de delegados de diversos municípios e regiões do Estado em defesa da incorporação, ao relatório do orçamento, das sugestões obtidas nas audiências públicas realizadas pela Comissão e Finanças e Orçamento, foi comemorado pelo deputado Marcos Martins (PT). Segundo ele, algumas sugestões regionais já foram incorporadas pela CFO, o que é uma vitória da participação dos municípios na elaboração do orçamento paulista. Martins também alertou para o fato de que os "municípios verdes", premiados pelas ações pró meio ambiente, não tiveram nenhuma verificação sobre a utilização do amianto. (OT)



Estratégia



Lembrando que não há no projeto do orçamento previsão de recursos para reajuste do funcionalismo e que também não foi enviado pelo Poder Executivo à Assembleia o projeto que incorpora e universaliza o ALE, pago aos policiais militares da ativa em decorrência do local de exercício, Olimpio Gomes afirmou que ou o projeto chega agora, ou não haverá mais tempo para nada. Votado o orçamento, a Casa entra em recesso e só reabre em fevereiro de 2010, já "em clima de campanha". Gomes criticou a "falta de palavra governamental" que prejudica, sobretudo, pensionistas e policiais aposentados por invalidez. (OT)



Caminho das pedras



Referindo-se ao encontro ocorrido nesta quarta-feira, 2/12, de delegações de vários municípios que fizeram sugestões ao orçamento que será votado para 2010, Adriano Diogo (PT) afirmou que, desde que se iniciou o processo de audiências públicas promovidas pela Comissão de Finanças e Orçamento, deu-se à população paulista a possibilidade de participar dele. O governo, segundo Diogo, não admite a figura do orçamento participativo, mas, com as audiências públicas, "o povo descobriu o caminho das pedras". Diversas sugestões obtidas nas audiências públicas já foram objeto de emendas e estão sendo incorporadas ao relatório final. (OT)



Morreu Lombardi



Ed Thomas anunciou a morte, nesta quarta-feira, 2/12, do locutor Luiz Carlos Lombardi, conhecido como a voz dos anúncios nos programas de Silvio Santos. Thomas, que se referiu a ele como professor, lamentou o acontecimento. O corpo está sendo velado na Câmara Municipal de Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo, e será sepultado às 10h desta quinta-feira, 2/12, no cemitério Vila Pires, na mesma cidade. (OT)



Projeto para a PM



Otoniel Lima (PRB) lamentou a morte do locutor Luiz Carlos Lombardi nesta quarta-feira, 2/12. Depois, cobrou do governo estadual uma posição sobre o envio de projeto para a Polícia Militar que incorpora o ALE, em tempo hábil para que a Casa possa apreciá-lo. Ocupando a presidência da sessão, Conte Lopes (PTB) também informou que tem constantemente intercedido junto ao Poder Executivo para que a questão seja resolvida. (OT)



Compromissos esquecidos



O artigo "Compromissos esquecidos: a imprensa aloprou", do jornalista Alberto Dines, publicado nesta terça-feira, 1º/12, no jornal Observatório da Imprensa, lido em plenário pelo deputado Adriano Diogo, credita à Folha de S. Paulo um alto grau de irresponsabilidade na publicação do artigo de César Benjamim - que cita suposta declaração do então metalúrgico Lula de que havia tentado constranger um companheiro preso com ele. Também considera vergonhoso que, no recuo da edição de terça-feira, o jornal procure se isentar de responsabilidade atribuindo-a toda ao articulista. Diogo pediu a publicação integral da matéria no Diário Oficial. (OT)

alesp