Campanha pró-hospital estadual


03/07/2008 18:56

Compartilhar:


Nesta segunda-feira, 7/7, às 11h, o abaixo-assinado com mais de 130mil assinaturas pela construção de um hospital estadual para atender a microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra será entregue ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em Santo André. O presidente do Consórcio e prefeito de Santo André, João Avamileno, receberá das mãos dos organizadores da campanha três pacotes, com 40 centímetros de altura cada, contendo as assinaturas.

"Após entregarmos o abaixo-assinado ao consórcio, nossa meta é que, dentro de dez dias, o governador José Serra também receba as assinaturas. Este prazo é para ajustarmos nossas agendas à do governador de São Paulo", diz Miguel Lajarin, coordenador do movimento Acesso à Saúde, Acesso à Vida, co-promotor da campanha em parceira com o 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga.

O movimento e o deputado defendem a construção de um hospital com 250 leitos para atender aos quase 700 mil habitantes de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Hoje, esta população divide com os demais 1,8 milhão de habitantes dos outros quatro municípios do Grande ABC o atendimento médico nos hospitais estaduais Mário Covas, em Santo André e Serraria, em Diadema. O atendimento médico nestes hospitais está saturado. Faltam leitos de UTI e a demora para determinados exames médicos é superior a um ano.

Miguel Lajarin informa que, no ato do último sábado, 28/6, no Independente Clube, em Mauá, 52 pessoas se inscreveram para integrar a comissão que fará a entrega do abaixo-assinado. Este ato reuniu mais de 500 pessoas e contou com a presença, entre outros, do senador Eduardo Suplicy, do secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, e do diretor executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Márcio Chaves.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp