PT quer CPI para apurar compra e venda de emendas


29/09/2011 17:25

Compartilhar:


A bancada do PT na Alesp decidiu, nesta terça-feira, 28/9, requerer a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar se o orçamento público, por meio das emendas parlamentares, tem sofrido desvio de finalidade ou sido alvo de tráfico de influência.

A proposta é que seja investigada a execução orçamentária a partir de 2007, a fim de apurar a responsabilidade das autoridades públicas estaduais envolvidas em possíveis irregularidades, e também aquelas responsáveis pela fiscalização da utilização de recursos públicos.

De acordo com Geraldo Cruz (PT), deputado proponente da CPI, as denúncias do deputado Roque Barbiere (PTB) sobre a venda de emendas por parlamentares, complementadas com as declarações do deputado licenciado e secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, sobre o pagamento de propinas por prefeitos cujas cidades são beneficiadas pelas emendas, configura ação criminosa envolvendo os poderes Executivo e Legislativo."Além de criminosas, as ações denunciadas fragilizam o já desacreditado poder público paulista. As emendas são um importante instrumento na democratização do orçamento público. Elas devem servir para que os deputados, representando o interesse da população de todos os cantos do Estado, contribuam para a realização de ações urgentes, necessárias, identificadas pelo contato direto com as cidades", afirma o deputado.

Para ser instalada uma CPI, são necessárias 32 assinaturas e, partir desta quinta-feira, 29/9, a bancada petista inicia a busca da adesão de parlamentares de outros partidos.



geraldocruz@al.sp.gov.br

alesp