Assembléia participa do Fórum USP Zona Leste


18/03/2004 15:41

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

O deputado Arnaldo Jardim (PPS) participou, em 17/3, de encontro para discutir a implantação do novo campus da Universidade de São Paulo (USP) na Zona Leste. O evento contou com a presença de representantes de ONGs, de associações de moradores, do comércio local e de estudantes de oito escolas estaduais da região que lotaram o auditório para acompanhar o debate.

No papel de representante da comissão da Assembléia Legislativa de São Paulo destinada a acompanhar a implantação do projeto, o deputado destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da economia na região e as oportunidades que surgirão para a comunidade local.

Impulso

"Enquanto 38% da população da Região Metropolitana de São Paulo vive na Zona Leste, a comunidade responde por apenas 8% dos postos de trabalho da capital paulista", argumenta Arnaldo Jardim. "A implantação deste campus pode significar grande impulso para a economia local, a exemplo do que aconteceu na Zona Oeste com a construção da Cidade Universitária, e ajudar a criar mais oportunidades de empregos e de formação acadêmica para a comunidade local."

O prefeito da USP, Wanderley Messias da Costa, falou sobre os desafios da descentralização da instituição, a criação dos novos cursos e a interação com a comunidade local. "A USP tem como premissa formar com qualidade. E para isso precisamos criar uma estrutura completa com biblioteca e laboratórios de pesquisa, além de contar com um excelente corpo docente", salienta o professor. "Estamos criando doze novos cursos para atender uma demanda crescente do mercado de trabalho por profissionais cada vez mais qualificados. Pretendemos ainda estabelecer convênios com entidades locais para ampliar as oportunidades de acesso dos estudantes da zona leste na universidade."

Bandeira

Na ocasião, Arnaldo Jardim também levantou a bandeira da criação de quotas nas universidades para alunos oriundos de escolas públicas e destacou o seu empenho para garantir recursos para área de educação na Constituição estadual. "Conseguimos na Assembléia garantir que 30% do orçamento estadual seja destinado para a educação, além de estabelecer que 1% do ICMS arrecadado seja repassado a Fapesp como incentivo à pesquisa científica", argumentou. "Sei que ainda há muito a fazer. Principalmente, no sentido de dar oportunidades aos alunos da escola pública de cursarem uma universidade. Por isso, sou a favor da criação de quotas para esses alunos nas universidades públicas."

Para o Arnaldo Jardim, o desafio está agora em incentivar a criação de parcerias entre a USP e entidades de bairro para aumentar as chances de acesso dos alunos da região. "Iniciativas bem sucedidas como o curso pré-vestibular da Escola Politécnica da USP devem ser expandidas para região. Assim, podemos preparar melhor os alunos de escolas públicas da Zona Leste para ingressarem neste novo campus", defende Arnaldo Jardim.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp