Frente parlamentar reforça movimento em defesa da água


19/03/2004 16:14

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Sebastião Almeida

Com adesão de 23 deputados, de sete partidos, será lançada na Assembléia Legislativa, nesta segunda-feira, 22/3, às 14 h, no auditório Franco Montoro, a Frente Parlamentar pela Defesa da Água. O organismo será coordenado pelo deputado Sebastião Almeida (PT).

A frente pretende se tornar mais um mecanismo de discussão sobre a situação dos recursos hídricos no Estado (e no Brasil) e de conscientização sobre a necessidade de mudança de hábitos para melhor utilização da água.

"A temática da água está no centro das atenções do mundo e discutir o assunto é de extrema importância para a vida de todos nós", argumenta o coordenador da frente, deputado Sebastião Almeida (PT). "Vamos convidar toda a sociedade para debater o assunto no decorrer do ano. Muitas atividades estão previstas."

A frente será lançada na data em que se comemora o Dia Mundial da Água. Estarão presentes ao evento o secretário nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, e o secretário de Energia e Recursos Hídricos, Mauro Arce, além de representantes da CNBB, do Movimento Grito das Águas e do setor acadêmico, como o professor Aldo Rebouças, do Instituto de Geociências da USP.

Embora tenha as maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo - com 12% do total do planeta e 53% na América Latina -, o Brasil tem parte de sua população ainda sofrendo com a falta de água adequada para consumo. No Estado de São Paulo, a situação é ainda mais grave: ele concentra cerca de 22% da população brasileira (38 milhões de habitantes), mas somente 1,65% da água doce disponível no país.

salmeida@al.sp.gov.br

alesp