Da Tribuna


14/04/2010 21:12

Compartilhar:


Salários e educação



"A política salarial em nosso país está desgastando a carreira do magistério", afirmou Carlos Giannazi (PSOL) referindo-se ao "erro burocrático" da Secretaria da Educação na prova de avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), no final de 2009, quando houve uma troca dos gabaritos na Escola Estadual Professor Alberto Conte. Com isso, nenhum professor teve acesso ao bônus e muitas escolas foram prejudicadas. O parlamentar também criticou os critérios de concessão do Adicional de Local de Exercício (ALE), "É preciso acabar com as injustiças na rede social de ensino para termos uma política salarial digna", concluiu. (DB)



Pena de morte e prisão perpétua



Conte Lopes (PTB) diz ser favorável à prisão perpétua e à pena de morte nos casos de estupro seguido de morte, e justificou sua posição comentando peculiaridades da "matemática da Justiça": uma pessoa condenada a 30 anos tem essa pena dividida por seis, em cinco anos volta para as ruas para cometer mais crimes. "No Brasil o bandido sai da cadeia pela porta da frente", afirmou. (DB)



PIB crescente



Em defesa de seu partido, Rui Falcão (PT) informou que o país ficou conhecido internacionalmente pelo que Lula tem feito em seu governo. O deputado também informou que, segundo carta do Bradesco, o momento (econômico) no país é favorável, e o crescimento do PIB deve chegar a 6,4%, percentual que fica atrás apenas de China e da Índia. Para o parlamentar, "o Brasil é o país mais democrático da América, e é preciso deixar de lado a pequena política". Segundo Falcão, Lula fez mudanças e trouxe melhorias para o país. (DB)



Manutenção de viaduto



Vanderlei Siraque (PT) cobrou soluções do prefeito de Santo André, Aidan Ravin, para o fechamento de cratera localizada no viaduto Santa Terezinha que, segundo ele, tem provocado inúmeros acidente e mortes. De acordo com o deputado, o PT encaminhou alguns ofícios ao prefeito solicitando a cobertura das crateras na pista do viaduto mas, segundo ele, os pedidos não foram atendidos. Siraque destacou que é preciso solucionar o problema para evitar maiores acidentes e preservar vidas. "Essa reclamação é papel da Câmara Municipal de Santo André, mas reforço o pedido porque vidas estão sendo perdidas", declarou. (NS)



Fórum trabalhista em Presidente Prudente



Ed Thomas (PSB) falou sobre a necessidade de os parlamentares darem transparência aos trabalhos realizados no Legislativo. O deputado comentou seu encontro no Tribunal Regional do Trabalho de Campinas para fazer uma solicitação conjunta com a OAB de Presidente Prudente para a construção do Fórum Trabalhista do município. A solicitação, de acordo com Thomas, diz respeito à construção de um prédio de cinco a seis andares, cuja estrutura agilizará os processos trabalhistas da região. (NS)



Centros de saúde em Suzano



José Candido (PT) comemorou a inauguração de dois centros de especialidades no município de Suzano: um voltado aos portadores do vírus HIV e o outro aos portadores de desvios mentais. Os centros são, segundo o deputado, fundamentais para os pacientes que, de acordo com ele, sofrem muitas discriminações. Outro assunto abordado pelo parlamentar foi a questão ambiental. "Na necessidade de gerar lucro, as pessoas não medem as consequências para a natureza", afirmou. (NS)



Homenagem a profissionais do direito



Fernando Capez (PSDB) elogiou a homenagem prestada pela faculdade FMU ao promotor Francisco Cembranelli e ao advogado Roberto Podval pelo desempenho de ambos no julgamento do casal Nardoni. Segundo o deputado, ambos tiveram atitudes exemplares, demonstrando competência técnica e conhecimentos teóricos e práticos. "Os dois celebraram um verdadeiro culto à democracia", declarou. (NS)



Assistência aos policiais



Edson Ferrarini (PTB) saudou e cumprimentou o trabalho realizado pela Associação de Defesa dos Policiais Militares no Estado de São Paulo (Adepom) que, segundo ele, atingiu recentemente a marca de 10 mil sócios. Ferrarini destacou a dignidade da entidade e citou alguns dos trabalhos desenvolvidos, entre eles, seguro de vida, assistência social e departamento jurídico. O parlamentar falou ainda sobre o projeto de liberação das bandeiras nos estádios que, se aprovado, será um retrocesso na segurança pública. (NS)



"Ditadores"



Adriano Diogo (PT) relembrou trechos da história do Brasil, durante a época da ditadura militar, onde o poder político foi efetivamente controlado por militares. Durante seu discurso, o deputado exibiu um vídeo do programa Globo News Dossiê, com uma entrevista do general Newton Cruz. De acordo com o deputado, o ex-governador José Serra defende os mesmos interesses, como na época da ditadura: "Que ele nunca mais volte à vida pública", desejou. Diogo ressaltou que Serra "destruiu" setores importantes da sociedade, como a saúde e a educação. (TB)



Mídia engajada



Rui Falcão (PT) falou sobre o trabalho exercido pelos meios de comunicação e pelos jornalistas. De acordo com o deputado, a mídia presta um serviço importante à sociedade, mas ele criticou a formação de "verdadeiros partidos políticos" na mídia, que se intitulam o "Quarto Poder". Falcão ainda citou matéria veiculada na revista Rodovias e Vias, sobre a obra realizada na BR-101, que será renomeada de Mario Covas, e irá ligar três Estados brasileiros, além de passar por importantes capitais. (TB)



Execução de policiais



A constante execução de policiais no Estado de São Paulo é motivo de preocupação para o deputado Vanderlei Siraque (PT). De acordo com ele, a Secretaria de Segurança Pública não está investigando os assassinatos, por isso cobrou uma atuação mais efetiva do Ministério Público e da própria secretaria nas investigações. Ele também citou as estatísticas de que somente 10% dos homicídios são esclarecidos, e que apenas 2% dos autores são efetivamente condenados pelo Poder Judiciário. A corrupção policial também foi citada por ele, já que agentes do Deic foram flagrados pela corregedoria extorquindo um comerciante, na terça-feira, 13/4, em Guarulhos. (TB)



Acesso à Justiça



Enio Tatto (PT) falou sobre projetos de sua autoria que foram pautados para votação na Assembleia. Um deles, o Projeto de Lei Complementar 21/2009, cria dois foros regionais na zona sul de São Paulo. De acordo com o deputado, as regiões de Capela do Socorro e de M" Boi Mirim necessitam da aprovação do projeto, já que atualmente apenas o fórum de Santo Amaro atende as localidades. De acordo com o deputado, existe na região apenas um juiz para cada 60 mil habitantes, o que prejudica o acesso da população mais carente à Justiça. (TB)



"Serviços precários"



Marcos Martins (PT) criticou o "serviço precário" que a Sabesp presta no Estado. De acordo com ele, são muitas as reclamações da população quanto ao abastecimento de água e tratamento de esgoto. Além disso, Martins ressaltou que nesta terça-feira, 13/4, em audiência realizada pela Comissão de Saúde para debater o saneamento na Região Metropolitana da São Paulo, o presidente da Sabesp não compareceu, enviando um técnico em seu lugar, que respondeu parcialmente às questões. "A Sabesp não cuida de sua lição de casa", enfatizou. (TB)



Salário dos policiais



Vanderlei Siraque (PT) defendeu a valorização salarial para os servidores da segurança pública. De acordo com o deputado, a eclosão de casos de corrupção na polícia apenas reforça isso: "Quem vai combater a corrupção dentro da polícia é a própria polícia, no papel da corregedoria, por isso a necessidade da valorização salarial aos policiais", afirmou. Siraque ainda questionou a falta de uma política de segurança pública no Estado, que, segundo ele, não foi implantada pelo ex-governador José Serra. O deputado defendeu a criação de uma CPI sobre a "maquiagem" das estatísticas criminais no Estado. (TB)

alesp