Projeto aprovado prevê campanha de prevenção de acidentes por mergulhos


21/12/2000 17:11

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa aprovou projeto do deputado Duarte Nogueira (PSDB) que prevê a realização de campanha de prevenção de acidentes comprometedores da coluna cervical provocados por mergulhos em águas rasas.

Segundo o autor, o projeto foi elaborado em conjunto com pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. De acordo coma matéria, que aguarda a sanção do governador, a Secretaria de Estado da Saúde poderá desenvolver a campanha em conjunto com hospitais e faculdades em todo o Estado.

Segundo a pesquisadora Carmem Lúcia Cadurin da Silva, esses acidentes acontecem quando as pessoas mergulham de cabeça em lagos e rios rasos. O choque com pedras, solo ou entulhos levados pela água das chuvas pode ocasionar lesões na coluna cervical e levar à tetraplegia (imobilidade de braços, tronco e pernas) irreversível.

Levantamento realizado pela pesquisadora no período de 89 até o último verão de 99 demonstra que, na região de Ribeirão Preto, 528 pessoas sofreram lesão na coluna e, desses, 97 casos foram provocados por mergulho em águas rasas. Sessenta dos 97 pacientes ficaram tetraplégicos. Vinte e cinco acidentes ocorreram em piscinas e 72 em rios, represas, lagos e córregos.

"A água sempre está associada apenas a afogamentos. E, por isso, a causa maior desses acidentes é o desconhecimento sobre suas causas. As pessoas não conhecem o local onde vão mergulhar e, muitas vezes, por se tratar de uma atividade de lazer, também há consumo de álcool", disse a pesquisadora.

Segundo levantamento, dos 97 casos de acidentes por mergulhos, 47 ocorreram com pacientes entre 10 e 20 anos, 30 na faixa de 20 a 30 anos e 20 envolveram pessoas com mais de 30. Noventa por cento das vítimas são homens.

Para o deputado, as tentativas de divulgação do problema têm sido limitadas, atingindo um pequeno número de pessoas, principalmente pela dificuldade financeira das instituições. "A parceria entre o Estado, hospitais e faculdades vai viabilizar a realização da campanha", disse.

De acordo com Carmem Lúcia, será iniciada uma campanha de prevenção nas próximas semanas, com faixas, cartazes, divulgação nos meios de comunicação e panfletagem. A campanha, no entanto, será desenvolvida com recursos próprios. "Ribeirão Preto será pioneira nesse tipo de campanha. Estávamos aguardando uma iniciativa do Estado nesse sentido", disse.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Duarte Nogueira - 3886 - 6790/6794)

alesp