Mariângela Duarte apresenta alternativa para garantir preservação de parque ecológico de São Vicente


09/12/2002 16:35

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Instada pela comunidade vicentina, a deputada estadual Mariângela Duarte (PT) solicitou ao secretário estadual do Meio Ambiente, José Goldemberg, informações a respeito do Parque Ecológico Japuí-Xixová, criado pelo Decreto Lei 37.536/93, art. 1. Essa reserva florestal, localizada na Praia de Itaquetanduva, no município de São Vicente, Região Metropolitana da Baixada Santista, vem sendo degradada por falta de fiscalização ao que consta, há apenas quatro (4) fiscais para todo o litoral paulista.

De acordo com relatos, mariscos vêm sendo retirados indiscriminadamente; acampamentos sem monitoramento ou acompanhamento ecológico são frequentes; e o lixo prolifera no local. O parque, onde antes funcionava uma pedreira e um curtume (hoje desativados), é a única reserva da Mata Atlântica em São Vicente, voltada para o mar aberto e que, de um lado está a Praia de Paranapuã (reserva da Marinha) e, do outro, o Forte Itaipu, pertencente ao Exército.

Ofício da deputada dirigido a Goldemberg apresenta proposta da comunidade vicentina, que anseia pela possibilidade de o local ser destinado à Unesp Campus São Vicente, que já mantém cursos como Gerenciamento Costeiro e Biologia Marinha. O objetivo é servir à pesquisa e preparação de novos cursos voltados ao meio ambiente, como técnico ambiental e florestal, por exemplo, e zelar pela preservação do costado marinho e da área de procriação de crustáceos e de outras espécies encontradas nesse parque de rica diversidade.

No documento, Mariângela ainda ressalta que "passeios monitorados por professores e técnicos ambientais especializados, caminhadas ecológicas iriam propiciar a estudantes, visitantes e turistas a oportunidade de farto conhecimento da fauna e flora locais, como também da pitoresca história que envolve todo o parque e seu entorno. Ao mesmo tempo, esse "aproveitamento" educacional, científico e ecoturístico sob responsabilidade da Unesp e órgãos afins, garantiria a preservação desejada."

Mariângela Duarte espera que a Secretaria dê alternativas que viabilizem a proposta, que considera uma iniciativa nobre, da valorosa comunidade do mais antigo município do Brasil.

Foi dado conhecimento do ofício dirigido ao secretário (GDMDS Nº 275/02) ao coordenador-executivo da Unesp Campus São Vicente, professor Luiz Antônio Vane.

alesp