Visita a instalações do INPE em São José dos Campos


10/03/2004 16:25

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Paulo Neme

O deputado Paulo Neme (PTB) visitou, na segunda-feira, 8/3, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), localizado em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba.

A convite do diretor, Luiz Carlos Moura Miranda, o deputado conheceu as instalações do instituto, cuja finalidade é promover e executar estudos, pesquisas científicas, desenvolvimento tecnológico e capacitação de recursos humanos, nos campos da Ciência Espacial e da Atmosfera, das Aplicações Espaciais, da Meteorologia e da Engenharia e Tecnologia Espacial. Em agosto passado, o INPE comemorou 42 anos.

Segundo Nélia Ferreira Leite, coordenadora de Relações Institucionais, o instituto mantém cooperação e contato permanente com as principais agências espaciais do mundo, como NASA e NOAA (Estados Unidos), CNES (França), DLR (Alemanha), ESA (Europa), CONAE (Argentina) e CAST (China), dentre outras instituições.

Entre os produtos e serviços oferecidos pelo INPE estão: previsão do tempo e clima, imagens e dados de satélites, softwares, qualificação e desenvolvimento e dados de raios. O instituto possui, ainda, um centro de visitantes que recebe estudantes do Brasil inteiro para visitas monitoradas.

pneme@al.sp.gov.br

alesp