A escultura de Marco Mendes, enérgica expressão de vitalidade e de movimento

Acervo Artístico - Emanuel von Lauenstein Massarani
29/12/2004 14:11

Compartilhar:

Escultura Abaô<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Marco Mendes Escultura.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco Mendes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Marco Mendes.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O que gera a densidade de expressão na obra de Marco Mendes é a dupla e estranha coexistência do sentimento de natureza com o sentimento urbano. Essa coexistência repousa sobre sua experiência com uma natureza selvagem e de outro lado, por um estilo elaborado por um certo refinamento calculado.

A escolha temática e de uma estética, susceptíveis para amalgamar ativamente os vários materiais que a natureza lhe oferece, opera intuitivamente no trabalho criativo desse escultor. Esse envolvimento no corpo, no movimento da natureza e da paisagem agreste constituem uma das importantes direções adotadas por sua energia artística. A outra é a busca de um obstáculo significativo.

"É o obstáculo que excita o ardor", são os dizeres que se encontram no brasão da família do poeta alemão Rainer Maria Rilke. Resultado de uma certa ambivalência, face aos diferentes ambientes entre os quais Marco Mendes divide o seu tempo, encontramos em suas obras a característica da bipolaridade entre a natureza e o urbano.

Sua expressão artística não se embaraça por essa divisão. Ao contrário, constitui uma forte e densa unidade que vai ao encontro do observador. Ela funda-se, a partes iguais, sobre o sentido da natureza e o da gravitação, os quais evoluem, com maestria, no fluxo da energia dos elementos.

Na escultura de Marco Mendes, a natureza tem como contraponto a cultura. Os materiais ligados a natureza podem, a qualquer momento, franquear o passo e penetrar nos mitos conhecidos ou desconhecidos. Seu sentido da paisagem, da fusão do corpo e da natureza, da vegetação e das rochas, tudo isso não constitui para o escultor um problema técnico.

"Abaô", escultura em pedra sabão e metal, doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, representa o encontro entre uma intensa implicação emocional e a busca do obstáculo que provoca a chama criativa. Ambas souberam se adaptar inteligentemente. Na quase totalidade de suas obras, domina uma estética orgânica, uma enérgica expressão de vitalidade e de movimento e uma combinação de força e precisão.



O Artista

Marco Mendes é mineiro. Artista plástico autodidata, escultor, escritor e produtor, produziu inúmeras peças teatrais.

Participou de das seguintes exposições coletivas e individuais: 51°, 52°, 53° e 54° Salão Oficial da Sociedade de Belas Artes "Antônio Parreiras", Juiz de Fora, MG (2001, 2002, 2003 e 2004); Espaço Cultural do Park Idiomas, Uberlândia, MG (2001); Mostra de Artes Plásticas de Guarulhos, Centro "Professor José Ismael", Guarulhos, SP; (2001e 2003); XVIII Salão de Artes Plásticas de Mococa, Museu "Quirino da Silva", Mococa, SP (2001e 2003); Salão de Marinha da Sociedade de Belas Artes "Antônio Parreiras", Juiz de Fora, MG (2001, 2002 e 2003); "Semana de 22", Galeria de Arte "Antônio Parreiras", Juiz de Fora, MG; VIII Concurso de "Arte Livre Saint Germain", Elmi Ateliê & Galeria, SP (2002, 2003 e 2004); Salão Internacional de Pintura 2002, Academia Nacional de Artes Plásticas, Centro Cultural da URCA, Poços de Caldas, MG; Matizes em evidência, Elmi Ateliê & Galeria & Consulte Arte e Decoração, SP (2002); Salão da Natureza Morta da Sociedade de Belas Artes "Antônio Parreiras", Juiz de Fora, MG; "La Magnifica", Espaço Cultural Infraero em com a Galeria Spazio Surreale, Aeroporto Internacional de Guarulhos, SP; VIII Salão Bienal de Artes Plásticas de Santo Amaro, Biblioteca Presidente Kennedy, SP (2003); Salão Internacional da Academia Nacional de Artes Plásticas, Centro Cultural da Urca, Poços de Caldas, MG (2003 e 2004); "Coração e Arte II", Espaço Cultural Incor, em parceria com a Galeria Spazio Surreale, SP; II Mostra Darcy Penteado de Arte, Espaço Cultural da Alliance Française, em parceria com a Galeria Cassiano Araújo, SP; Salão de Artes Plásticas da Associação dos Artistas Plásticos de Santo Amaro, Hall Monumental, Assembléia Legislativa, SP (2004).

Recebeu vários prêmios, menções honrosas, medalhas de bronze, prata e ouro em diversos Salões Oficiais de Minas Gerais e São Paulo e suas obras encontram-se em coleções particulares e oficiais no Brasil e no exterior, notadamente na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp