Projeto de lei institui o Dia do Antigomobilismo


12/08/2009 19:26

Compartilhar:


A prática do antigomobilismo está associada a uma atitude cultural de manutenção de uma história. O termo descreve uma preocupação em salvar raridades, ou seja, restaurar carros antigos. Para contribuir com os que praticam essa atividade, o deputado Fernando Capez protocolou o Projeto de Li 234/2009, que institui o Dia Estadual do Antigomobilismo, a ser comemorado anualmente no dia 28 de outubro.

Para Capez, o antigomobilismo representa, nos dias de hoje, um dos grandes movimentos da sociedade civil de preservação cultural da memória do povo brasileiro, pois, por meio da história de cada carro antigo, conhecemos a biografia de seu proprietário, de uma família ou um momento que foi importante na construção da nossa sociedade.

Segundo o parlamentar, a criação desse dia divulgará para a sociedade o importante trabalho realizado por esse grupo seleto de pessoas que buscam sempre resgatar, através de sua arte, a memória e cultura de um povo.

Em entrevista publicada no jornal O Estado de S. Paulo, em 20 de março deste ano, o diretor para a Grande São Paulo da Federação Brasileira de Veículos Antigos, Fábio Pagotto, informou que a prática dessa atividade teve início na década de 90. Ele destacou na matéria que uma das mágicas do automóvel antigo é fazer as pessoas se sentirem num túnel do tempo, relembrando momentos e pessoas de uma época. MF



fcapez@al.sp.gov.br

alesp