Frente quer continuar debatendo mobilidade urbana em Santos e região


01/07/2011 17:38

Compartilhar:


Lançada em março de 2011, por iniciativa da deputada Telma de Souza (PT), a Frente Parlamentar Pró Mobilidade Urbana de Santos e Região foi constituída para debater a implantação de um sistema hidroviário metropolitano, a criação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a construção de duas ligações secas (ponte ou túnel) entre as margens do Canal do Estuário, uma para unir Santos a Guarujá, para transporte urbano, e outra entre as regiões portuárias de Saboo e Ilha Barnabé, em Santos, para cargas.

Após a instalação da frente, Telma de Souza promoveu na Associação Comercial de Santos uma audiência pública onde foram abordados apenas os temas Hidrovia e Ligação Seca. A deputada justificou a audiência pensando no crescimento projetado para o Porto de Santos, que vai chegar a 230 milhões de toneladas dentro de uma década, e a demanda prevista para a exploração de petróleo e gás na Bacia de Santos. "Temos que nos antecipar a um eventual colapso da estrutura atual, que já é limitada e insuficiente. Por isso, deveremos planejar, desde já, o trânsito das nove cidades: vamos crescer, sim, mas de uma forma harmônica. Com a Copa de 2014, Santos estará em evidência no mundo e precisaremos, até lá, conectar as cidades da região", comentou Telma.

A audiência reuniu representantes de empresas e da sociedade civil organizada da região, todos voltados ao tema. Telma pretende dar prosseguimento aos debates.

alesp