Opinião - Impunidade: o grande problema nacional

De cada dez produtos fiscalizados, seis têm peso menor do que o anunciado na embalagem
07/02/2012 15:52

Compartilhar:


O Brasil tem muitos problemas. Mas todos eles têm solução. Falta, acredito, empenho por parte de nossos governantes. Falta coragem. Falta vontade de mudar uma situação e colocar ordem na casa. É incrível como as denúncias de falcatruas se sucedem sem que providências efetivas sejam tomadas. Nos últimos dias, manchete de página inteira, em jornal de circulação nacional, anunciou: 22% dos alimentos que compramos e consumimos têm algum tipo de contaminação.

A denúncia não é de políticos ou de opositores do governo. É denúncia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), relatando estudos segundo os quais 22,17% das frutas, verduras e legumes vendidos em supermercados tem excesso de agrotóxicos e 34% de uma lista de alimentos industrializados apresentam problemas de higiene. No ano passado a pesquisa detalhou que, em 1.278 amostras de frutas, verduras e legumes oferecidos em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Pernambuco, 1.051 (81,2%) possuíam agrotóxicos.

Existe uma lei federal de agrotóxicos que, no entanto, não é cumprida. A fiscalização comprova o absurdo, mas a impunidade continua e o povo fica consumindo produtos contaminados.

Outro exemplo de que o crime compensa no Brasil acontece quanto ao peso e as medidas dos produtos vendidos no mercado. Em Ribeirão Preto, por exemplo, quinzenalmente o Instituto de Pesos e Medidas, órgão do governo estadual, fiscaliza por amostragem produtos da cesta básica. Regra geral, de cada dez produtos fiscalizados, seis apresentam peso menor do que o anunciado na embalagem. A fraude é encontrada até em rolo de papel higiênico: anuncia e vende dez metros mas tem apenas nove.

Não é do nosso conhecimento a existência de uma só amostragem que tenha encontrado todos os produtos sem quaisquer irregularidades.

Por que isto acontece? Porque as fraudes geram grandes lucros e a impunidade é praticamente certa. São dois exemplos de fraude, corrupção e de atos criminosos entre dezenas que acontecem diariamente lesando o povo brasileiro. Somos roubados e feitos de bobos por espertalhões que enriquecem com base em atos ilícitos. Enquanto isto as áreas governamentais responsáveis assistem a tudo de maneira complacente provando ser o Brasil um país onde predomina a impunidade e o crime compensa!

O desafio de mudar esse quadro exige, portanto, empenho, coragem e, sobretudo, em todos os níveis, vontade política!



* Welson Gasparini é advogado e Deputado Estadual

alesp