Classificação dos candidatos ao Parlamento Jovem será divulgada na próxima semana


26/10/2006 21:52

Compartilhar:


Os 94 estudantes do ensino fundamental (da 5ª à 8ª série) cassificados para participar da edição 2006 do Parlamento Jovem serão conhecidos na próxima semana. A seleção está sendo feita pela análise dos 329 projetos de lei apresentados por alunos de escolas públicas e particulares do Estado. Conforme o assunto abordado pelos estudantes, os projetos de lei foram organizados em 12 partidos temáticos: Agricultura, Cultura, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes, Habitação, Juventude, Natureza, Saúde e Segurança Pública.

Os candidatos selecionados participarão no dia 24/11 de uma sessão plenária com regras similares às que seguem os deputados estaduais, as quais estão fixadas no Regimento Interno do Parlamento Jovem Paulista.

Todos os anos, os 94 projetos de lei classificados no Parlamento Jovem são encaminhados ao governador do Estado para serem apreciados. Muitas propostas dos jovens encontram eco e concretização nas políticas públicas implementadas pelo Estado. Propostas como a abertura de escolas nos finais de semana e o programa de nutrição na merenda escolar são exemplos de confluência entre as expectativas dos jovens e as políticas governamentais.

Os projetos de lei são avaliados de acordo com os seguintes critérios: formato padrão de projeto de lei (valendo 2 pontos); pertinência em relação ao tema do partido (critério eliminatório); exeqüibilidade (1 ponto); correção gramatical, concisão e clareza (3 pontos); e originalidade (3 pontos).