Notas de Plenário


03/04/2008 19:47

Compartilhar:


"Aloprado tucano"



Rui Falcão (PT) comentou informação veiculada em diversos jornais do país, que aponta o senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, como responsável pelo vazamento do relatório sobre gastos da família do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo Falcão, Álvaro Dias, um "aloprado tucano", protagonizou uma tentativa de prejudicar o trabalho do governo federal atingindo a ministra Dilma Roussef. Para o deputado, a ministra da Casa Civil vem tocando com competência o PAC e isso desperta a fúria dos conservadores. "Deixem a mulher trabalhar pelo Brasil", concluiu ele. (AB)



Aeroportos interligados



O deputado Davi Zaia (PPS) comemorou a notícia do Correio Popular dando conta do apoio do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, à implantação da ligação ferroviária entre os aeroportos de Viracopos e Cumbica. Segundo ele, o apoio do ministro reforça a posição do governador José Serra, que em entrevista à Rádio Bandeirantes de Campinas assegurou seu empenho a favor do projeto. Na avaliação de Zaia, a execução da obra esbarrou muitas vezes na falta de coordenação entre os vários setores do governo. "A obra é importante para estimular o desenvolvimento das duas regiões e para aliviar o tráfego na Grande São Paulo", disse o deputado. (AB)



Formação permanente



Para Carlos Giannazi (PSOL), é preciso investir na valorização dos profissionais da educação, não somente no aspecto salarial, mas, sobretudo, em formação permanente. É justamente isso, na opinião do deputado, que não está fazendo o governo do Estado. Giannazi se referiu, em particular, à suspensão, em janeiro, do Programa Bolsa Mestrado, da Secretaria da Educação, que pagava R$ 720 reais aos professores inscritos. "Era pouco, mas era já alguma coisa", disse o deputado. "Isso demonstra que não há interesse do Executivo em investir no aperfeiçoamento permanente dos quadros da Educação". (AB)



Solidariedade fiscal



Além de congratular-se com o delegado Dirceu de Avis, da Deinter 8, pelo trabalho desenvolvido Polícia Civil no oeste paulista, Ed Thomas (PSB) prestou solidariedade aos auditores fiscais em greve. O deputado recebeu e apoiou manifesto conjunto divulgado por auditores do Trabalho e da Receita Federal. Segundo ele, não se pode esquecer que essas categorias formam o alicerce de operações de inteligência fiscal e de combate à sonegação, por um lado, e de repressão aos trabalhos escravo e infantil por outro. "Trata-se de uma atividade de risco e merece ser devidamente valorizada", concluiu. (AB)



Plano Diretor



Mário Reali (PT) defendeu a importância de que o Plano Diretor de São Paulo contemple moradias de interesse social na região central da capital paulista. Segundo Reali, a medida deve inibir o crescimento populacional verificado nas periferias da cidade e o esvaziamento do centro. "É fundamental para a qualidade de vida da população paulistana", defendeu o deputado, que assegura que um planejamento urbano para a região vai impactar inclusive municípios vizinhos a São Paulo. (MR)





Exemplo de superação



Apesar de crescer em condições de pobreza, Paloma Brito, de 13 anos, foi considerada uma das 30 melhores atletas de trampolim do mundo por comissão canadense, informou o deputado Olímpio Gomes (PV). O parlamentar prestou homenagem à adolescente e contou um pouco da árdua trajetória da jovem moradora do Jardim Ângela, na capital, até conquistar o título de atleta do ano do Clube Paulistano. "Você representa, hoje, muito para a sociedade brasileira", disse o deputado à jovem atleta, que visitou a Assembléia nesta quinta-feira, 4/4. (MR)





Capacidade articuladora



O deputado João Barbosa (DEM) elogiou a atuação do líder do Governo na Casa, Barros Munhoz, quanto à agilização dos trabalhos do Plenário, o que tem possibilitado a votação de projetos de iniciativa parlamentar. Barbosa defendeu a importância de projeto aprovado, de sua autoria, que prevê a disponibilização obrigatória ao público, pelos fornecedores de produtos e serviços, de exemplares atualizados do Código de Defesa do Consumidor. (MR)



Capítulos finais



Marcos Martins (PT) torce para que esteja próxima a instalação de uma unidade fixa do Poupatempo no município de Osasco. O contrato para financiamento da obra foi assinado em 11 de março último. Martins foi o portador de abaixo-assinado com 15 mil assinaturas entregue ao secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo, Sidney Beraldo, solicitando a instalação do posto. (MR)



"O Brasil vai muito bem, obrigado"



De acordo com o deputado Simão Pedro (PT), apesar das manobras da oposição para impedir o governo de governar, "o Brasil vai muito bem, obrigado". Segundo o parlamentar, o governo Lula tem ajudado o Brasil de forma magnífica. Ele comentou a acusação de que o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) seria o responsável pelo vazamento do dossiê com gastos sigilosos do governo FHC e considerou a tentativa de desmoralizar a ministra Dilma Roussef uma tática para constranger o governo. (MR)



Centenário da imigração



O deputado Ed Thomas (PSB) falou sobre os eventos comemorativos aos cem anos da imigração japonesa, comemorados em 2008. O parlamentar comentou as impressões iniciais que os imigrantes tiveram do país, mencionando as diferenças físicas e culturais que, com o passar dos anos, contribuiu para intensificar e estreitar os laços entre Brasil e Japão. O deputado agradeceu "a preciosa e duradoura convivência" com os orientais e disse que seu primeiro emprego foi em um frigorífico de origem oriental. (LP)



Pousada dos imigrantes



A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) também falou sobre o centenário da imigração japonesa, especificamente da Pousada dos Imigrantes, em Santos, local onde os imigrantes que chegavam ao país se hospedavam. Durante a guerra, explicou Prandi, o Exército brasileiro confiscou o local, mas recentemente o governo federal, sensível aos apelos, negociou com o Exército outro local em troca da devolução do espaço à colônia japonesa. A deputada também falou sobre as dificuldades da população em retirar remédios no Programa Dose Certa, especificamente da unidade Belenzinho. (LP)





Corrigindo a legislação



Após uma reunião entre o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, e representantes da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, realizada em 1º/4, o Executivo paulista publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, 3/4, o Decreto 52.858, que versa sobre alterações no Regulamento do ICMS. A medida, ressalta Marco Bertaiolli (DEM), corrige uma injustiça com os micros e pequenos empresários que, ao adquirirem mercadorias de fornecedores de outros Estados tinham de pagar a diferença entre a alíquota fiscal paulista e a do Estado de origem da mercadoria. "O que era uma grande distorção." (LP)



500 mil fora das salas de aula



O deputado Carlos Giannazi (PSOL) discordou de avaliação positiva de Marco Bertaiolli (DEM) da administração Kassab no município de São Paulo. "Nós, que estamos avaliando com mais elementos a situação da cidade, constatamos a falta de políticas socias na periferia. Há mais de 500 mil crianças fora das salas de aula, o que é um dado que revela a situação gravíssima em que se encontra a Educação no município". (BA)



Contra o livre comércio Israel-Mercosul



O deputado Raul Marcelo (PSOL) propôs as criação da Frente Parlamentar contra a Ratificação do Tratado de Livre Comércio entre Israel e o Mercosul, em Debate no Congresso Nacional. Segundo Marcelo, o Mercosul assinou o tratado em dezembro de 2007, quando Israel destruía o comércio, a infra-estrutura e as população de Gaza e da Cisjordânia, sendo que, de lá até agora, não houve mudanças na política israelense que tornassem a concretização do tratado moralmente aceitável. "Implementando o tratado, o Mercosul estará contribuindo para legitimar em nível internacional a ocupação ilegal de territórios palestinos". (BA)



"Deixemos de lado esse factóide"



"O presidente Lula repele a possibilidade, aventada por alguns membros do governo federal, de ser reeleito para um 3º mandato. Ele foi contra até mesmo o 2º mandato, que foi introduzido de forma casuística para favorecer seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso", declarou Rui Falcão (PT). Para o deputado, tratar de reeleição agora é inoportuno e tira o foco dos assuntos mais importantes, como a implementação do PAC e a questão da crise mundial. Mais necessário agora é tratar da reforma política, e deixar de lado esse factóide, que só favorece nossos adversários", concluiu. (BA)

alesp