Assembleia aprova criação da Companhia Paulista de Eventos e Turismo

CPETUR deverá planejar, fomentar, desenvolver, coordenar e fiscalizar as ações institucionais nas áreas de turismo
28/05/2009 21:52

Compartilhar:

Turismo no Rio Tietê, que percorre diversas regiões do Estado de São Paulo, aqui Barra Bonita <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/Barra_Bonita 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, nesta quinta-feira, 28/5, o Projeto de Lei 579/2008, do Executivo, que autoriza a criação da Companhia Paulista de Eventos e Turismo (CPETUR). Trata-se de empresa pública com a finalidade de planejar, fomentar, desenvolver, coordenar e fiscalizar as ações institucionais nas áreas de turismo, eventos, recreação e lazer, de interesse do Estado e de seus municípios. Também foi aprovada emenda aglutinativa ao projeto, que vincula a CPETUR à Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado, sendo ela reestruturada para incorporar a nova companhia, que será administrada por um Conselho de Administração, composto por até 7 membros mais o titular da pasta e por uma diretoria executiva, composta de até 5 membros. A empresa deverá contar com um conselho fiscal, em caráter permanente.

Conforme dados apresentados pelo governador na mensagem que encaminhou o projeto à Casa, o IBGE detectou que o desenvolvimento do potencial turístico de uma região gera impacto em 52 itens na economia local. Segundo a Organização Mundial de Turismo, cada dólar investido em um destino turístico traz um retorno correspondente a 6 (seis) dólares em razão da comercialização dos produtos locais.

Ainda segundo a mensagem, outro estudo, revela que o turismo de negócios e eventos representa mais da metade das receitas de todo o setor, concentrando em São Paulo o seu maior potencial de desenvolvimento. "Trata-se, portanto, de um segmento que merece tratamento específico, tendo como meta inclusive aumentar as taxas de ocupação hoteleira e os fluxos de visitantes de nossas cidades turísticas nos períodos de baixa estação", justifica a mensaagem.

Depois da redação final da propositura, a ser definida pela Comissão de Redação da Assembleia, o projeto segue para a sanção do governador.

alesp