Estagiários no serviço público


19/04/2004 16:45

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

O deputado Arnaldo Jardim (PPS), durante o II Fórum dos Estagiários do Brasil, defendeu a luta para garantir a inserção do jovem no mercado de trabalho. O evento, organizado pela Associação dos Cidadãos e Estagiários do Brasil, foi realizado na Assembléia Legislativa de São Paulo, no último dia 15.

Para uma platéia formada por representantes de diversas entidades ligadas aos jovens, Jardim proferiu palestra sobre a contratação de estagiários pela administração pública. "Sou defensor da profissionalização da administração pública, com o estabelecimento de critérios de desempenho e planos de carreiras que incentivem maior eficácia e produtividade ao funcionalismo. Essa bandeira não significa, de forma alguma, defender o fim da estabilidade, mas de criar mecanismos para que esta estabilidade não se torne sinônimo de acomodação", argumenta o deputado. "Desde 2002, estou lutando para que seja aprovado pala Assembléia Legislativa o Projeto de lei 454/2002, que regulamenta o estágio no funcionalismo público. Tenho encontrado muitas resistências, desde então, talvez pela desinformação em relação ao conteúdo da proposta. Não estou defendendo o ingresso dos estagiários em detrimento dos funcionários públicos, mas acredito que os jovens possam contribuir para oxigenar a administração pública, pois o jovem, em sua essência, é um empreendedor e pode gerar um impacto positivo como portador de novas idéias e ferramentas que dinamizem o funcionamento da administração pública", comentou Arnaldo Jardim.

O deputado também disse que os associados da Ascebra e de entidades representativa dos jovens poderão contribuir para o aperfeiçoamento do projeto de lei e exercer o direito de lutar pela sua aprovação.

Revisão da lei

O presidente, Alexandre Magno, e o vice-presidente da Ascebra, José Valverde, além de manifestarem apoio da entidade ao projeto de lei do deputado Arnaldo Jardim, também propuseram a revisão da lei de estágio, a criação de quotas para os mesmos em empresas e o estabelecimento do estágio a partir do primeiro ano de faculdade. "Temos de lutar por um papel mais ativo do estagiário no mercado de trabalho. Precisamos regulamentar esta atividade para evitar que o primeiro estágio acabe por cercear os sonhos de crescimento profissional dos jovens", defendeu o presidente da Ascebra.

A presidente do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, Alessandra Ferreira Selhorst, falou sobre a importância empreendedora do jovem. "Muitos jovens saem da faculdade esperando encontrar um bom emprego, quando estes poderiam pensar em abrir suas próprias empresas", defendeu. "Como empresária, sei da importância do empreendedorismo dos estagiários, mas gostaria de dizer que tão importante quanto a regulamentação desta atividade está a necessidade de criar mecanismos que beneficiem as empresas interessadas em investir nos jovens talentos."

ajardim@al.sp.gov.br

alesp