Comissão quer debater relações comerciais com Exterior


12/06/2003 18:08

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

As relações comerciais entre o Brasil e o mundo foram a tônica da reunião desta quinta-feira, 12/6, da Comissão de Assuntos Internacionais, presidida pela deputada Célia Leão (PSDB). O deputado Said Mourad (PFL) propôs que a Comissão promova amplo debate a respeito do comércio exterior, com a presença de personalidades da economia de São Paulo, como o presidente da Fiesp, Horácio Lafer Piva, e representantes das associações comerciais e dos exportadores paulistas. O deputado Antonio Mentor, líder do PT na Casa, sugeriu convite ao ministro do Desenvolvimento Industrial, Luiz Antonio Furlan, que está à frente da política de ampliação das relações e acordos comerciais do país.

Exportações paulistas

A deputada Célia Leão comentou que é necessário não mais pensar o Brasil como um ente isolado, mas como membro da comunidade global, e que o desenvolvimento de São Paulo no comércio exterior tem reflexos diretos no restante do país.

Um amplo debate sobre as exportações do Estado de São Paulo para o Mercosul foi sugerido pelo deputado José Zico Prado (PT), e o Oriente Médio pode despontar como um novo destino para a exportação de produtos brasileiros, segundo o deputado Mourad.

Uma agenda para o segundo semestre deve ser organizada, segundo a presidente da comissão, para que o tema dos acordos comerciais brasileiros e o comércio exterior paulista sejam levados à pauta das próximas reuniões da Comissão de Relações Internacionais.

Direitos humanos

Estiveram presentes à reunião também os deputados Baleia Rossi (PMDB) e Paulo Sérgio (PRONA), ocasião em que foi aprovada moção do deputado Renato Simões (PT), que apela ao presidente da República para que interceda junto ao governo dos EUA pela libertação dos cubanos René Gonzáles Sehweret, Gerardo Hernandez Nordelo, Antonio Guerrero Rodriguez, Ramon Labañino Salazar e Fernando Gonzáles Llort, presos em Miami por acusação de espionagem. O parlamentar pugnou, ainda, no documento, pelo restabelecimento dos direitos fundamentais desses presos políticos.

alesp