Prefeitura de Ibitinga promove encontro sobre segurança


12/03/2002 15:19

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Pedro Tobias (PSDB) esteve no último sábado em Ibitinga, onde participou de uma reunião para discutir melhorias na segurança pública da cidade. Além de Pedro Tobias, outros dois deputados estaduais também foram convidados pelo prefeito Florisvaldo Fiorentino (sem partido) para debater o assunto na Câmara Municipal : Dimas Ramalho (PPS) e Duarte Nogueira (PSDB), líder do governo na Assembléia Legislativa.

Diante de uma galeria lotada, o prefeito abriu o encontro destacando a presença de todos os segmentos da comunidade no evento. "Pela primeira vez na história de Ibitinga, nós conseguimos reunir juízes, promotores, delegados, policiais, deputados e demais lideranças comunitárias para debater esse tema tão importante para a nossa cidade", disse Fiorentino.

De acordo com os números apresentados pelo prefeito, o município gastou cerca de R$ 1,3 milhão com a segurança, no ano passado. Para este ano, Fiorentino prevê novos investimentos na área. Durante seu discurso, o prefeito apontou as principais necessidades para o setor e pediu o apoio dos deputados para viabilizar novos equipamentos, viaturas e policiais para o município.

Já o promotor Mário Syamana disse que a grande preocupação do Ministério Público é com o que ele classificou de "macro-criminalidade". Segundo o promotor, Ibtinga tem um problema muito sério quanto a sua posição geográfica. "Nós temos um aeroporto, três grandes rios que cortam o município e uma rodovia, a Jaú-Bariri-Ibitinga, que vem sendo utilizada pelo crime organizado. O grande desafio é o da inibição ao crime. Talvez o primeiro passo seja instalar um posto da Polícia Rodoviária neste trecho", avaliou o promotor.

Roberto Rainelli Simão, juiz da Comarca de Ibitinga, revelou que todas as reivindicações do município já são do conhecimento da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Ele aproveitou a oportunidade para entregar aos deputados um abaixo-assinado contendo cerca de 5 mil assinaturas pedindo providências em relação à segurança da cidade.

O delegado Carlos Alberto de Oliveira falou sobre a necessidade urgente do aumento do efetivo policial. Ele apresentou estatísticas na qual Ibtinga precisa de mais policiais civis e militares.

O tenente-coronel da PM, Labordi, sugeriu a criação de um Fundo Municipal de Segurança, a exemplo do que, segundo ele, já foi implantado em Ribeirão Preto. Ele também quer uma participação mais efetiva da Guarda Municipal no trabalho de prevenção ao crime.

O deputado estadual Dimas Ramalho, que presidiu a CPI do Narcotráfico na Assembléia, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Ibitinga por ter promovido um encontro para discutir a segurança pública na cidade. "Essa reunião já é uma vitória, pois aqui estão lideranças políticas, educadores, policiais, magistrados e a comunidade". O parlamentar disse ainda que todos os projetos do Executivo enviados à Assembléia foram votados e aprovados pela Casa, o que demonstra que os deputados estaduais estão sensíveis e inseridos no processo para vencer a guerra contra a violência.

Dimas Ramalho também reconheceu que as reivindicações de Ibtinga são justas porque o município cresce acima da média, na região de Araraquara.

Já o deputado estadual Pedro Tobias (PSDB), que também foi membro efetivo da CPI do Narcotráfico na Assembléia, afirmou que o governador Geraldo Alckmin está investindo pesado na área da Segurança, com a aquisição de novos equipamentos de inteligência e viaturas. " O Executivo enviou para a Assembléia um projeto que prevê um orçamento de 17% a mais para a polícia e nós aprovamos sem restrições".

Para o deputado Pedro Tobias, a política traçada pelo novo secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, também já merece respeito da população. "Nos últimos dias, a polícia capturou diversos bandidos, desmontou quadrilhas e descobriu cativeiros. Mesmo assim, precisamos trabalhar bastante. A violência é mundial e toda a comunidade precisa ajudar a polícia na guerra contra o crime".

O líder do governo na Assembléia, deputado Duarte Nogueira (PSDB), disse queos índices de criminalidade estão caindo porque a sociedade vem atuando de forma mais enfática. Ele também destacou os investimentos feitos pelo Governo do Estado nos últimos anos. "Quando o saudoso governador Mário Covas assumiu o governo, em 1995, a polícia militar tinha apenas 900 coletes à prova de balas. Hoje são 50 mil coletes. O atual governador Geraldo Alckmin já entregou 2.500 viaturas e outras 2.500 serão entregues nos próximos dias", adiantou.

Duarte Nogueira também ressaltou os projetos do Executivo relacionados à segurança que foram aprovados recentemente na Assembléia. Entre eles está o que permitirá a contratação de 6 mil jovens entre 18 e 23 anos de idade - dispensados do Exército por excesso de contingente - para substituir policiais militares em serviços burocráticos.

O líder do governo na Assembléia comprometeu-se, juntamente com os deputados Pedro Tobias e Dimas Ramalho, de agendar uma audiência com o secretário de Segurança para receber uma comitiva de Ibitinga disposta a reivindicar melhorias para a cidade.

alesp