Deputada é condecorada pelo Corpo de Bombeiros


16/02/2007 15:01

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) será condecorada com a medalha Centenário do Sexto Grupamento de Bombeiros, em solenidade marcada para a próxima sexta-feira, 23/2, às 10h, na sede da unidade localizada na avenida Conselheiro Nébias, 184, Santos. A homenagem faz parte das comemorações dos 117 anos de criação do grupamento.

A informação foi transmitida pelo tenente-coronel PM Luiz Carlos Ribeiro, comandante da corporação, em ofício enviado à parlamentar. Segundo a autoridade, a escolha do nome foi feita por uma comissão especial, com base nos "atos relevantes e empreendedores" da deputada em favor do Corpo de Bombeiros.

Prandi recebeu a notícia com entusiasmo. "É uma honra muito grande. Os bombeiros são anjos em defesa da vida. Tenho o maior carinho, respeito e admiração pelo Corpo de Bombeiros e tenho certeza de que estes são sentimentos de toda a sociedade", afirmou a deputada. Segundo acrescentou, os bombeiros dão exemplos diários de dedicação, coragem e eficiência, honrando a profissão e a Polícia Militar do Estado.

A deputada Maria Lúcia Prandi teve firme participação na luta para que fosse instalado o posto de Bombeiros de Itanhaém, para atendimento ao Litoral Sul e Vale do Ribeira. "Foi uma luta de muitos anos, traduzida numa importante vitória para a comunidade, haja vista as estatísticas de atendimento daquela unidade", destaca a deputada. Integrante do 3º Sub/GB, pertencente ao 6º Grupamento de Bombeiros, o posto registrou 1.475 atendimentos em 2006, incluindo resgates, salvamentos, incêndios, vistorias técnicas e orientações educacionais.

Antes da instalação da unidade, inaugurada há três anos, as ocorrências eram atendidas pela corporação de Praia Grande, com um período de tempo de resposta de 30 minutos. Atualmente, a média é de 10 minutos, entre o chamado e a chegada ao local.

A deputada Prandi é autora de dez emendas ao Orçamento estadual para este ano reivindicando mais R$ 3,6 milhões para ampliação da infra-estrutura do Corpo de Bombeiros em todo o litoral. Entre as prioridades, está a aquisição de novas unidades de resgate e embarcações para busca e salvamento no mar. A parlamentar trabalha, ainda, pela instalação de uma unidade da corporação na Área Continental de São Vicente.

Quando foi criado por lei municipal, em 24/2/1890, o Corpo de Bombeiros de Santos tinha um efetivo de dez soldados, que combatiam os incêndios utilizando mangueiras, bombas manuais, baldes e machadinhas. Na década de 1940, a corporação passou a ser estadual.

"O Corpo de Bombeiros tem uma história de muito profissionalismo, no qual o risco à própria vida não inibe a atuação. Podemos retroceder a quase um século atrás, quando ocorreu a epidemia de gripe espanhola, e relembrar ainda a ação no episódio da explosão do gasômetro (1967), no incêndio da Vila Socó (1984) e, mais recentemente, no incêndio da Vila Alemoa", exemplifica a deputada Prandi, sem esquecer a atuação cotidiana de resgates e salvamentos, terrestres e aquáticos, que evidenciam o forte compromisso no cumprimento da missão.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp