Conselhos consultivos de parques estaduais tomam posse em São Vicente


29/10/2009 12:45

Compartilhar:


Os conselhos consultivos do Parque Estadual do Xixová-Japuí, que envolve as cidades de São Vicente e Praia Grande, e do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos tomaram posse na manhã desta quarta-feira, 21/10, na sede do Ilha Porchat Clube, em São Vicente.

Os conselhos, formados por representantes de 11 órgãos do poder público e de 11 entidades da sociedade civil, terão a função de ajudar na gestão, proteção e avaliação dos projetos que envolvem os parques.

Para o deputado Luciano Batista, "esta cerimônia de posse é um passo importante para a preservação do meio ambiente. Assim, serão construídas formas de diálogo para manter equilibrada a diversidade ambiental do pouco que ainda resta da Mata Atlântica na nossa região".

O Parque Estadual Xixová-Japuí existe desde 1993 e possui 901 hectares de biodiversidade terrestre e marinha. A área compreende os costões rochosos de São Vicente, as praias de Paranapuã e de Itaquitanduva, além do complexo da Fortaleza do Itaipu, em Praia Grande.

O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos é o primeiro e único parque marinho entre as unidades de conservação do Estado de São Paulo. Conta com ausência de outras formações rochosas ou ilhas, em áreas próximas, o que acarreta grande concentração de peixes de passagem e recifais. Sua biodiversidade é riquíssima.



lbatista@al.sp.gov.br

alesp