Comemoração da semana judaica


22/11/2010 17:17

Compartilhar:


A festa de Chanucá ou a Festa das Luzes é comemorada por judeus de todo o mundo e o Projeto de lei 225/2009, de autoria do deputado Gilmaci Santos, líder do PRB, institui a comemoração à semana de "Chanucá" no Estado de São Paulo. O PL recebeu parecer favorável das comissões de Constituição e Justiça, Cultura, Ciência e Tecnologia e de Finanças e Orçamento.

A Festa das Luzes acontece sempre no 25º do mês de Kislew do calendário judaico, e no Brasil essa data corresponde aos meses de novembro ou dezembro. A palavra Chanucá significa "inauguração". A celebração desta data dura oito dias e lembra a reinauguração do Templo Sagrado de Jerusalém, no ano 3.597 do calendário judaico (164 a.C), conquistado após anos de guerras.

A festa recebeu este nome em comemoração ao fato histórico de que os macabeus "chanu" (descansaram) das batalhas no "cá" (25º dia) de Kislêv. Neste ano, a primeira vela foi acesa no dia 1º de dezembro. Os judeus contam que após a conquista do Templo, um milagre aconteceu e apenas uma pequena quantia de azeite foi o suficiente para manter o candelabro aceso por oito dias e assim eles puderam fabricar mais azeite.

Para o autor da proposição é importante valorizar a cultura dessa comunidade. "A data marca um período de lutas, mas também de vitórias para este povo; é importante que a comunidade judaica, que é numerosa em São Paulo, possa comemorar de forma oficial essa data", afirma Gilmaci Santos.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp