Inaugurada Central de Monitoramento do Projeto Qualidade de Vida

Programa de vigilância vai dar mais segurança à região do Ibirapuera
20/12/2002 16:42

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa se uniu à comunidade e a empresas privadas para a implantação de um projeto que vai aumentar a segurança e a qualidade de vida da população de Vila Mariana e Paraíso/Ibirapuera. É o Projeto Qualidade de Vida, que teve seu pré-lançamento nesta sexta-feira, 20/12, com a inauguração da sala que abriga a central de monitoramento.

O Programa Qualidade de Vida contará com um sistema de câmeras de vídeo instaladas em pontos estratégicos da região, interligadas à Central de Monitoramento, de onde eventuais ocorrências serão acompanhadas por policiais civis e militares do efetivo da Casa. Por meio de um moderno sistema de radio-comunicação, eles poderão acionar os dois veículos equipados que o Legislativo paulista colocou à disposição. Além disso, agentes comunitários repassarão informações sobre buracos nas ruas, semáforos quebrados e presença de suspeitos nas imediações, por exemplo.

A expectativa do coronel Nevoral Bucheroni, chefe da Assessoria Policial Militar da Assembléia, é que haja sensível redução na ocorrência de delitos e melhora nas condições de preservação urbana. Para ele, o pré-lançamento é importante para colocar em prática um projeto que tende a crescer com o funcionamento e a adesão de mais empresas e associações comunitárias. A primeira empresa privada a colaborar com o Programa Qualidade de Vida foi a EADS/Telecom, que cedeu um sistema de comunicação avaliado em cerca de 80 mil dólares, segundo o diretor Gílson Martins. A Telefônica e a Siemens Sistemas de Segurança também já mostraram interesse pelo projeto.

Os interessados em conhecer melhor o programa, que é pioneiro no bairro e deve estar em pleno funcionamento no início do próximo ano, podem entrar em contato com a Assessoria Policial Militar da Assembléia, pelo telefone 3884-4591.

alesp