Gondim pede preservação de patrimônio histórico

Deputado estadual quer visita de secretário de Cultura do Estado ao Vale do Paraíba
16/02/2001 15:16

Compartilhar:


O secretário adjunto de Cultura do Estado de São Paulo, Sérgio Barbour, deverá visitar em breve cidades do Vale do Paraíba para analisar seus pontos históricos e estudar a liberação de recursos destinados à preservação desses patrimônios.

A garantia da visita foi dada ao deputado estadual Luís Carlos Gondim (PV), que vem percorrendo o Vale e encaminhando pedidos de prefeitos ao primeiro escalão do governador em exercício, Geraldo Alckmin (PSDB). "Percebemos que existe uma riqueza cultural enorme que vem sendo esquecida e não podemos permitir que isso aconteça", disse o deputado, que considera a visita do secretário o primeiro passo para o repasse de verbas. "Vamos acompanhar o secretário e ver a impressão que ele terá desses patrimônios. A partir daí, iremos elaborar em conjunto com os prefeitos os pedidos com os valores específicos", explicou o parlamentar.

Gondim considera importante aproveitar melhor, por exemplo, a Casa da Cultura de Queluz, que atualmente funciona como uma biblioteca. O imóvel, de aproximadamente 300 anos, deveria ser transformado, na avaliação do parlamentar, em um museu com a devida estrutura para a preservação do

patrimônio histórico e a transmissão de informações destinadas a pesquisas acadêmicas.

"A beleza desse imóvel é imensa e temos de concentrar esforços para valorizar a cultura do Vale, sobretudo junto aos mais jovens", defendeu o deputado estadual, que acompanhou recentemente o encontro entre o secretário Barbour e o secretário de Governo de Queluz, José Celso Bueno.

Em Bananal, Gondim destacou a importância da Rota do Café, um símbolo do

desenvolvimento econômico do eixo Rio-São Paulo, sobretudo depois da

Rodovia Presidente Dutra. "O crescimento do país passa por essa região e

temos de entender esse processo preservando, inclusive, esses pontos",

ressaltou o parlamentar, para quem a Estrada Tropeiro também merece

atenção.

Areias, onde os traços da colonização são presentes, é outra cidade que

deverá estar incluída na rota dos investimentos do Estado na preservação

de patrimônios históricos.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Luis Carlos Gondim - 3886-6549/6552)

alesp