Assembléia abre debate sobre situação das Fatec's


19/11/2003 20:12

Compartilhar:

Debate público sobre a situação das Fatec's<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Fatec1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado José Caldini Crespo e Elaine Skorzensky Santos, presidente da Associação dos Docentes das Faculdades de Tecnologia - ADFATEC<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Fatec2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alunos, professores, diretores durante o evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Fatec3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Falta generalizada de verba que se reflete em laboratórios ultrapassados, baixos salários de professores e falta de apoio dos governantes foram os principais focos do debate público sobre a situação das Fatec's ocorrido na manhã desta quarta-feira, 19/11, na Assembléia Legislativa.

De acordo com o deputado José Caldini Crespo (PFL), 2º Secretário da Mesa Diretora da Assembléia, essas reclamações, apresentadas por professores e alunos da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, levaram-no a elaborar o Projeto de Lei 706/2002.

Uma das soluções propostas pelo PL é que as Fatec's sejam desvinculadas do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e transformadas em um centro universitário, nos moldes da lei que regulamenta o ensino superior no país (Decreto Federal 2306/97).

Segundo Crespo, a desvinculação, além de beneficiar o ensino técnico, que ficaria a cargo do Paula Souza, proporcionaria a criação da quarta universidade no Estado. Ele prevê, dentro de conquistas que devem ser feitas "passo a passo", vantagens como a autonomia administrativa de um "território autônomo e livre" de uma universidade com orçamento próprio.

Houve um consenso entre os presentes para impedir que os cursos sejam apenas técnicos. Alunos, professores, diretores e uma comissão de deputados pretendem agendar uma reunião com o secretário de Ciência e Tecnologia, João Carlos de Souza Meirelles para apresentar o resultado desse debate e pleitear a adesão dele ao projeto de criação do centro universitário.

Falência

Em depoimento no qual apontou os principais problemas nas Fatec's, Elaine Skorzensky Santos, presidente da Associação dos Docentes das Faculdades de Tecnologia - ADFATEC - falou sobre o processo de criação dessas faculdades, dos percalços, das interferências políticas em seu funcionamento e do descaso de vários governadores, culminando com o que tachou de "falência da instituição".

Para Alfredo Colemi, vice-diretor superintendente do do Centro Paula Souza, "começa a busca da identidade da instituição, de seu status acadêmico no contexto da educação." Ele alertou para o fato de que a descentralização do Paula Souza tem que ser discutida sob todos os aspectos, destacando que "queremos obter a autonomia que a instituição merece".

O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza foi criado em 1969, como uma autarquia destinada a articular, realizar e desenvolver a educação tecnológica nos graus de ensino médio e superior. Atualmente, está vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Além da Capital, 12 municípios do Estado têm instaladas 14 Fatec's, que oferecem 19 cursos de graduação.

Participaram da mesa de debates os deputados Hamilton Pereira (PT), Ênio Tatto (PT) e Nivaldo Santana (PC do B).

alesp