Uvesp defende criação da Secretaria da Melhor Idade


03/10/2007 12:29

Compartilhar:


A União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) enviou um manifesto aos vereadores paulistas apoiando a criação da Secretaria da Melhor Idade, projeto de autoria do líder do Democratas na Assembléia, deputado Estevam Galvão, e que segue em tramitação em caráter de urgência na Casa.

No manifesto, a Uvesp solicita que os vereadores também façam um requerimento de apoio ao documento com cópia para o governador José Serra.

"Segundo dados oficiais, o Brasil tem hoje 26 mil pessoas com mais de 100 anos. O índice de expectativa de vida aumenta a cada dia e o interesse pela socialização do idoso, assim como práticas esportivas. Isso realmente deve preocupar todos os municípios", argumentou o presidente da União, Sebastião Misiara. "Pela importância desse projeto e para sensibilizar o governador do Estado a atender a proposta do deputado, solicito e sugiro a realização de um requerimento de apoio na Câmara de Vereadores de São Paulo", emendou Misiara, no documento encaminhado aos parlamentares.

O deputado Estevam Galvão disse que o objetivo do projeto é assegurar à pessoa idosa, com prioridade absoluta, a efetivação do direito à vida, à saúde, alimentação, educação, cultura, esporte, lazer, cidadania, dignidade, respeito e convivência familiar e comunitária.

"Com a criação desta secretaria, o governo garantirá instrumentos que propiciem condições destinadas a reforçar o respeito, a reafirmar e permitir um envelhecimento saudável e em condições de dignidade, instituindo mecanismos que assegurem a participação da pessoa idosa na comunidade e defendendo seu bem-estar", explicou o democrata.

Além de garantir os direitos do idoso, o projeto de lei prevê ainda a implantação de programas específicos nos municípios paulistas, voltados para o lazer, melhoria da saúde e qualidade de vida da terceira idade. "A nova secretaria poderá se articular com entidades sociais vinculadas ao idoso, propondo parcerias para a execução de metas, programas e projetos criados para este fim, além de implantar centros de referência do idoso nas cidades paulistas", completou.

egalvao@al.sp.gov.br

alesp