Convênio para restauro de prédios históricos


04/05/2009 17:15

Compartilhar:


Os prédios históricos da Baixada Santista poderão ganhar um novo incentivo à restauração e conservação. O deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) indicou, na Assembleia Legislativa, a realização de convênio do Centro Paula Souza com as prefeituras com o objetivo de permitir a participação de alunos das Escolas Técnicas (Etecs) em programas de recuperação e conservação desses imóveis.

"A proposta foi muito bem aceita pela diretora-superintendente do Paula Souza, Laura Laganá, que já confirmou que, a partir de 2010, Santos terá o primeiro curso técnico de restauro e conservação de bens culturais", informou Paulo Alexandre. Na próxima semana, uma comissão de especialistas se reunirá para discutir a grade curricular do curso.

De acordo com o parlamentar, o trabalho dos estudantes seria considerado uma atividade extracurricular ou de estágio, sob a supervisão do professor-orientador. A título de ajuda de custo, os alunos receberiam remuneração compatível com a dos estagiários, além de um certificado atestando a experiência adquirida na atividade prática do curso.

O deputado adiantou que o convênio poderá ser estendido a outras instituições, como igrejas, e até a particulares. "Hoje, infelizmente, corremos o risco de perder obras de valor histórico inestimável por falta de restauração. Com essa parceria, estaremos salvando esses bens e, ao mesmo tempo, abrindo um amplo mercado de trabalho".

Outra possibilidade em estudo é o aproveitamento de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, no trabalho de auxiliar de serviços de restauração. "Nos bairros abrangidos pelo Alegra Centro, existem muitos jovens que poderiam ajudar nesse trabalho. Além de tirá-los da rua, a iniciativa permitirá o ensino de uma profissão de grande futuro na região e em todo o Estado", justificou Paulo Alexandre.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp