Sessão Solene homenageará os 50 anos Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté


27/08/2009 18:58

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa realiza nesta segunda-feira, 31/8, a partir das 19 horas, sessão solene em homenagem aos 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região por proposição do deputado Carlinhos de Almeida (PT). A entidade recebeu sua Carta Sindical em 18 de agosto de 1959, quando a Associação dos Metalúrgicos de Taubaté conseguiu atingir a meta necessária de trabalhadores associados para que fosse reconhecida como Sindicato pelo Ministério do Trabalho.

Filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT) desde 1996, fortaleceu a organização no local de trabalho e intensificou as lutas históricas da categoria como a redução da jornada de trabalho sem redução de salários. Os trabalhadores democratizaram a entidade ao mudarem o estatuto do Sindicato e criarem os Comitês Sindicais de Empresas (CSEs), modelo sindical defendido pela (CUT) por aproximar a representação dos seus locais de trabalho e de suas reivindicações.

Para Carlinhos, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região se destaca no movimento sindical. "Sou testemunha da capacidade de articulação deste Sindicato, que sabe lutar tanto quanto dialogar, alcançando os melhores resultados em defesa do emprego e do desenvolvimento social", observa.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região abrange uma base territorial de 11 cidades, e conta atualmente com 19 mil.



carlinhos@carlinhos.org

alesp