Tribuna


25/10/2011 20:40

Compartilhar:


Região metropolitana



"Espero que a obra inclua uma rotatória, pois há trechos que são uma verdadeira roleta-russa", comentou Marco Aurélio (PT) após exibir uma reportagem da TV Vanguarda de São José dos Campos sobre as obras na rodovia SP 66 - Geraldo Scavone, conhecida como estrada velha RJ-SP. O deputado falou, também, que recebeu da Câmara Municipal de São Bento do Sapucaí uma moção de apoio à Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba pelo empenho na criação da região metropolitana. E informou que no dia 26/10 será realizado, na Câmara Municipal de Pindamonhangaba, um seminário que discutirá a criação da região metropolitana no Vale do Paraíba. (DA)



Ministério do esporte



Edinho Silva (PT) falou sobre as recentes denúncias de suposto esquema de corrupção feitas contra o ministro do esporte, Orlando Silva. Segundo o deputado, "trata-se de um tema delicado, mas não podemos nos omitir; tenho certeza de que nos próximos dias a verdade irá aparecer". O parlamentar defendeu o partido ao qual o ministro é filiado, PCdoB, que, segundo ele, está sendo vítima de pré-julgamentos. "As denúncias precisam ser apuradas e verdadeiramente esclarecidas. Não podemos permitir que um partido, que foi fundamental para o estabelecimento da democracia no país, seja linchado publicamente", declarou. (DA)



Conselho de Ética



Olimpio Gomes (PDT) comentou a mobilização de médicos de 22 Estados que suspenderam os atendimentos nesta terça-feira, 25/10, em protesto contra a baixa remuneração e as más condições de trabalho da rede pública de saúde. O parlamentar falou também sobre a antecipação da reunião do Conselho de Ética para quarta-feira, 26/10: "Vejo essa antecipação como uma manobra para esvaziar as mobilizações populares". O parlamentar afirmou que foi chamado pelo deputado Rogério Nogueira (PDT), em declaração para a imprensa, de franco-atirador, por conta de declarações feitas no conselho, e se defendeu dizendo que não pretende exercer esse papel na política.(DA)



Armas e violência



Jooji Hato (PMDB) exibiu vídeo com imagens de uma câmera de segurança mostrando a ação de um menor de idade que, após uma briga na escola, foi para a rua armado e começou a atirar a esmo em Santo André. "Fiquei chocado com as imagens, pois trata-se de um jovem com uma arma provavelmente ilegal e com a numeração raspada". Segundo o deputado, existem 16 milhões de armas no país e oito milhões são ilegais. "Morrem 500 mil pessoas por causa de armas de fogo a cada ano. A arma, assim como a bebida não é a causa, mas o vetor, o pilar, da violência. Precisamos fazer a blitz do desarmamento", declarou. (GA)



Internet para todos



"Gostaria de fazer um registro sobre a importância de a população ter acesso à internet", disse Donisete Braga (PT). De acordo com o deputado, o ministro das comunicações, Paulo Bernardo, anunciou nesta segunda-feira, 24/10, que 70% dos municípios do país terão acesso à internet até o ano de 2015. O deputado citou dados do IBGE de 2009 indicando que mais da metade da população do Estado não possui internet por causa do alto custo. "Um governante, quando democratiza a informação, estabelece igualdade de conhecimento e de saber", finalizou. (GN)



Chacareiros de Mogi



Luiz Carlos Gondim (PPS) disse estar indignado com a situação dos produtores agrícolas de Mogi das Cruzes, que podem perder as terras em que produzem para uma mineradora de areia. Segundo o deputado, a Santa Casa, proprietária do lote, vendeu a área para a empresa Itaquareia, e agora os agricultores estão sendo ameaçados de despejo. De acordo com Gondim, a Frente Parlamentar em Defesa dos Chacareiros vem atuando na busca de uma solução satisfatória para o impasse, resguardando o direito das famílias dos produtores. (GN)



Chacareiros de Mogi 2



José Candido (PT), que também é membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Chacareiros, afirmou seu apoio aos produtores agrícolas de Mogi das Cruzes. Ele falou que representantes dos produtores estiveram na Casa para pedir apoio dos parlamentares. Segundo o deputado, os agricultores estão na posse do imóvel há mais de 40 anos e têm direito de lá permanecer. (GN)



Chacareiros de Mogi 3



Carlos Giannazi (PSOL) também tratou da questão da área localizada em Mogi das Cruzes vendida pela Santa Casa à empresa Itaquareia. O deputado considera inconcebível o desmatamento da área: "Fazemos apelo ao Ministério da Reforma Agrária do Desenvolvimento e ao Incra para que seja feita uma intervenção em defesa dos trabalhadores", disse. Giannazi abordou ainda o tema da anunciada privatização do Hospital Psiquiátrico da Água Funda. Para Giannazi, o Estado necessita de um sistema público de saúde de qualidade. "Nós vamos tomar medidas para que não ocorra a privatização de um hospital de referência de qualidade", afirmou. (IR)



Santas Casas sem ajuda



Pedro Tobias (PSDB) iniciou seu discurso contestando a posição do deputado Carlos Giannazi (PSOL). Segundo Tobias, apenas o governo do Estado ajuda a saúde pública. Para ele, todas as Santas Casas necessitam de ajuda de fora e, em suas palavras, não a têm, por isso estão fechando. Além disso, Tobias ressaltou que médicos de hospitais públicos são mal remunerados, por isso oferecem atendimento ruim aos pacientes. "Por que o Hospital das Clínicas não tem o mesmo atendimento do Sírio Libanês?", comparou. "Segundo a lei, o dinheiro deveria ir para os hospitais. Quero que atendam bem a população", completou. (IR)



Autonomia do Judiciário



Fernando Capez (PSDB) defendeu a PEC da autonomia financeira do Poder Judiciário. Segundo o deputado, a PEC está em concordância com o Projeto de Lei 1.023/2011, que visa o acordo de casos judiciais com valor de até 60 salários mínimos ou superior a 500 salários mínimos. Nas palavras de Capez, a PEC visa minimizar a demora da solução, já que o Estado de São Paulo tem mais de 18 milhões de processos em andamento. "Com a PEC, o humilde recebe o que é justo e o Estado fica livre de pagar altíssimos valores", finaliza. (IR)



Consciência negra



José Candido(PT) falou sobre o conselho politico realizado na faculdade Uninove campus Lapa, para exposição de seu regimento interno, quando ouviu diversos pedidos e depoimentos dos cidadãos. Candido ainda falou do Projeto de Lei do Senado 302/2004 que, se aprovado, proclamará o dia 20 de novembro, Dia da Consiência Negra, feriado nacional. O parlamentar ainda lembrou das diversas lutas que os negros participaram, entre elas a do próprio Zumbi dos Palmares.(FG)



Saúde de São Paulo



Itamar Borges(PMDB) comunicou os parlamentares sobre a entrega do relatório que diagnostica a saúde no Estado de São Paulo, pedida pelo presidente Barros Munhoz (PSDB). Borges ainda disse que estará no futuro com o ministro da sáude para buscar uma ajuda ao fundo de recurso do SUS. O deputado ainda pediu atenção para o microempresário que acaba sofrendo com a atual carga tributária.(FG)

alesp