Parlamentar reivindica a reforma da ponte Campos Salles


18/04/2011 14:15

Compartilhar:


Pedro Tobias (PSDB) solicitou ao governador Geraldo Alckmin providências no sentido de viabilizar a reforma da tradicional ponte Campos Salles, que interliga as estâncias turísticas de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê. "O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) fez uma vistoria na estrutura da ponte, constatando que sua base está comprometida e sugeriu a interdição de veículos pesados sobre a mesma", explicou Tobias em documento encaminhado ao Executivo.

Ele ressaltou que a ponte é o principal acesso da população das duas cidades. "Além disso, é um cartão de visitas para Barra Bonita e Igaraçu do Tietê. Sua estrutura metálica foi importada da Alemanha durante o governo do presidente Campos Salles e inaugurada em 1915", destaca o parlamentar.

Unindo as duas estâncias, a ponte possui entre os pilares centrais um alçapão que dá passagem às embarcações que, durante as enchentes no rio Tietê, transportavam o café, cereais, madeiras e demais produtos da região, antes da construção das barragens. Em 1973, com o reinício da navegação fluvial, a parte levadiça da ponte foi reaberta e seu funcionamento testado com êxito.

Atualmente, o transporte continua sendo realizado, mas os usuários de transporte coletivo, como ônibus, são obrigados a atravessar a ponte a pé. "A situação é preocupante, uma vez que a população é exposta de riscos de acidentes, como queda no rio Tietê ou atropelamento pelos veículos que ali trafegam", salientou Pedro Tobias.



ptobias@al.sp.gov.br

alesp