Bancada apresentará emendas ao projeto sobre reajuste dos policiais


24/10/2008 16:02

Compartilhar:


Em concordância com a reivindicação salarial dos policiais civis, que considera justa, a bancada do PT na Assembléia apresentará emendas ao projeto de lei encaminhado pelo governo Serra, para atender à expectativa dos policiais: reajuste de 15% em 2008 (retroativo a março), 12% em 2009 e 12% em 2010.

A afirmação foi feita pelo líder da bancada, deputado Roberto Felício, na quinta-feira, 23/10, na tribuna do Plenário Juscelino Kubistchek, com a galeria completamente lotada por cerca de 400 policiais que compareceram à Assembléia Legislativa para um protesto contra o projeto de lei encaminhado pelo governador. O projeto de Serra prevê reajuste de apenas 6,5% para o ano de 2009 e 6,5% para 2010.

"O PT vai fazer as emendas porque tem compromisso moral e ético com o movimento dos policiais. Mas vocês (dirigindo-se aos policiais na galeria) contam apenas com 23 deputados da oposição para a aprovação e terão de passar de porta em porta nos gabinetes dos 71 parlamentares da base do governo solicitando apoio, se não o projeto não vai ser aprovado em Plenário", advertiu o líder petista. Felício sustenta que, com a maioria absoluta dos deputados em sua base, o governo do Estado consegue aprovar na Assembléia Legislativa todas as suas propostas.



Vontade política

Comprovando com os números da proposta orçamentária encaminhada pelo governador José Serra para 2009, o líder da minoria, o petista Enio Tatto, disse que "dinheiro há, o que falta é vontade política do governador Serra com o funcionalismo".

Tatto explicou que o orçamento do Estado cresceu 19,94% em relação ao ano passado, no entanto, para a área de segurança há um aumento de apenas 16,5%. "Isso demonstra como o governo tucano coloca a questão da segurança em segundo plano", destacou o deputado. "O orçamento de Serra só aumenta para ele fazer publicidade, para divulgar as suas mentiras e ter na mão a imprensa".



Audiência Pública

O líder da minoria também informou que o PT protocolou pedido de audiência pública, na terça- feira 21/10, com os secretários de Segurança, Gestão Pública e Fazenda, na Comissão de Finanças e Orçamento, para que eles expliquem porque o governo não dá o aumento aos policiais, mas, segundo ele, a base governista impediu a votação do requerimento naquele dia.

No final da quinta-feira, 23/10, após a manifestação dos policiais, o presidente da Casa decidiu pela realização da audiência pública no dia 30/10, às 14h30. A audiência é resultado de acordo firmado entre as lideranças partidárias e as entidades que representam os servidores da Segurança Pública.

Os deputados petistas defenderam em plenário a convocação dos secretários da Fazenda, Mauro Ricardo; da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão; e da Gestão Pública, Sidney Beraldo, para a audiência. Ainda não houve confirmação da presença de nenhum deles.

"A realização da audiência é essencial para esmiuçar os projetos em pauta, debater o orçamento e dialogar com os trabalhadores", defendeu o deputado Enio Tatto. "Através da audiência, queremos garantir o bom senso da negociação", explicou o líder do PT na Assembléia, Roberto Felício.



ptlider@al.sp.gov.br

alesp