José Rezende acompanha inauguração de usina de reciclagem em Curitiba


31/08/2000 16:36

Compartilhar:


O deputado José Rezende (PL) esteve em Curitiba (PR) nos dias 17 e 18/8, representando a Comissão de Meio Ambiente, para o lançamento do evento denominado "O EPS e o Meio Ambiente" e da inauguração de uma usina de reciclagem do material, mais conhecido como isopor.

A usina é uma parceira entre a Associação Brasileira de Poliestireno Expandido (ABRAPEX), e a prefeitura local, e tem por objetivo produzir vasos ornamentais, bancos de jardim, guias, blocos de concreto para construção civil e placas pré-moldadas, cuja produção, em grande parte, será absorvida pelo próprio município.

"O EPS é material isolante e é constituído por 2% de polímeros e 98% de ar. Em sua utilização para a construção civil o EPS, substitui a brita, pois moído e reciclado entra na composição com areia, cimento e um reagente, produzindo concreto leve com propriedades de isolante térmico e acústico, e a baixo custo, se comparado com o concreto armado", explica o deputado.

Segundo o deputado, tal processo só é viável por Curitiba ter implantado um programa de reciclagem de lixo há onze anos. Hoje, 75% do total de lixo é recolhido de forma seletiva, passando por um processo de reciclagem de acordo com o tipo de material.

"A reciclagem é importantíssima, não só pelo reaproveitamento do lixo reciclável, como também por diminuir o volume dos aterros sanitários em mais de 70% de sua capacidade, com a conseqüente diminuição de custo e geração de riquezas e empregos", analisa o deputado

Rezende pretende manter contato com as autoridades ligadas ao Meio Ambiente no Estado para que haja uma ação mais efetiva na reciclagem do lixo, de forma a minimizar os problemas ambientais ocasionados pelo acúmulo de lixo em aterros sanitários. "O EPS poderia ser utilizado, por exemplo, na construção de moradias populares", exemplifica.

(Mais informações, ligue para o deputado José Rezende - 3886-6676/6677)

alesp