Proposta CPI da Coca-Cola


19/11/2003 16:47

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Edson Gomes

Denúncias apresentadas por Marcelo Rezende, no programa "Repórter Cidadão", na Rede TV, no dia 18 de agosto, e matéria da revista "Isto É - Dinheiro", edição de 10 de setembro, sob o título "O Caso Dolly", em que o presidente da empresa de refrigerantes Dolly acusa a Coca-Cola de conspiração e concorrência desleal, levaram o deputado Edson Gomes (PFL) a propor a abertura de uma CPI para investigar a denúncia.

A CPI, composta por nove deputados, após a sua aprovação, terá prazo de 180 dias para investigar a empresa por prática de dumping e crime de

sonegação fiscal do ICMS.

De acordo com as denúncias, o presidente da fabricante de refrigerantes Dolly, Laerte Codonho, possui gravações em fita de vídeo onde o ex-executivo da Coca-Cola, Luís Eduardo Capistrano do Amaral, admite ter participado de espionagem empresarial e de suposto esquema da multinacional para tirar a concorrente brasileira do mercado.

No plano há, entre outras coisas, a distribuição de um e-mail falso para denegrir a imagem do refrigerante Dolly.

As ilegalidades cometidas por Capistrano, ex-diretor de compras e estratégias da Panamco, atual Femsa (empresa responsável pelo engarrafamento, distribuição e venda de produtos da marca Coca-Cola) teriam sido ordenadas por seus superiores da matriz da multinacional.

Ainda, segundo denúncias, a Coca-Cola recolhe alíquota de 20%, enquanto seus concorrentes nacionais recolhem alíquota de 66%.

Estes motivos levaram o deputado Edson Gomes a apresentar requerimento que propõe a abertura de CPI da Coca-Cola, que recebeu o apoio de mais 47 deputados da Assembléia Legislativa.

egomes@al.sp.gov.br

alesp