ILP e quatro secretarias firmam termo de cooperação


15/12/2008 18:29

Compartilhar:


O Instituto do Legislativo Paulista (ILP), órgão da Assembléia, celebra nesta terça-feira, 16/12, às 11h30, no Salão Nobre da Presidência, termo de cooperação com quatro secretarias, duas estaduais e duas municipais, a fim de promover cursos à distância. São elas: Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e Secretaria de Gestão Pública, estaduais; e Secretaria Especial de Participação e Parceria e Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, do município de São Paulo.

O presidente do Legislativo paulista, deputado Vaz de Lima, assinará o termo de cooperação por parte da Assembléia. De outra parte, assinam os titulares de cada uma das pastas: Luiz Antonio Guimarães Marrey, da Justiça e da Defesa da Cidadania; Sidney Beraldo, secretário de Gestão Pública; e Ricardo Montoro e Walter Feldman, secretário Especial de Participação e Parceria e secretário de Esportes, Lazer e Recreação, respectivamente. Também presente à cerimônia de assinatura o gestor dos convênios, Roberto Eduardo Lamari, presidente do ILP.

Os convênios, que visam à elaboração de estudos quanto à possibilidade de intercâmbio, integração e cooperação técnica, têm por objetivo imediato disponibilizar cursos de iniciação política voltados para jovens com idade entre 14 e 19 anos. Será utilizado o sistema de ensino a distância (EAD), de forma a proporcionar o acesso democrático às novas tecnologias da informação e também contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas.

Os cursos, oferecidos pelo ILP, serão disponibilizados pelas secretarias nos locais determinados por cada uma delas. No caso da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, os cursos estarão disponíveis nos Centros de Integração da Cidadania (CICs), e a Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo utilizará o seu programa Acessa São Paulo. Já o município de São Paulo disponibilizará o curso por intermédio dos Telecentros, vinculados à Secretaria Municipal de Participação e Parceria e à Secretaria Municipal de Esportes.

De acordo com a diretoria do instituto, há a previsão de que grande número de pessoas seja atingido, uma vez que apenas o programa Acessa São Paulo já conta com unidades instaladas em 353 municípios do Estado, contabilizando 404 postos em funcionamento e 1,7 milhão de usuários cadastrados.



Mediação e arbitragem



Durante a cerimônia, o ILP firmará também protocolo de intenção com o Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem, presidido por Cássio Telles Ferreira Netto.

alesp