Parlamentar apóia pedido da Codesp para construção de viaduto em Cubatão


15/02/2007 16:34

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Fausto Figueira (PT), apóia a reivindicação da Companhia Docas do Estado (Codesp) para a construção de um viaduto na rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP 55), no município de Cubatão. Há um ano, o deputado cobra ações do governo do Estado em relação à obra, que facilitaria o acesso de cargas ao porto de Santos e amenizaria os congestionamentos de caminhões que afetam o acesso de cidades como Cubatão e Santos pelo Sistema Anchieta-Imigrantes.

Em março de 2006, em indicação apresentada na Assembléia Legislativa, Figueira pediu ao então secretário estadual dos Transportes, Dario Rais Lopes, urgência na construção do viaduto, localizado no trecho conhecido como antigo km 62 + 400 m da rodovia. Na esfera federal, o parlamentar solicitou ao presidente Lula, na ocasião, ações para a implantação de um estacionamento para caminhões que tenham como destino o porto de Santos.

"Desde aquela época o Estado já tinha o diagnóstico e a solução do problema. O que falta é ação", afirmou o deputado. Antes da indicação, no início de fevereiro de 2006, o deputado já havia questionado Lopes sobre a construção do viaduto, por meio de requerimento de informação apresentado no Legislativo.

"Segundo dados que dispúnhamos, o governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER), havia contratado a empresa Galvão Engenharia Ltda. para executar os serviços de engenharia, inclusive melhorias no sistema viário existente. No entanto, o contrato foi rescindido e a obra não foi realizada", disse. "O porto de Santos é um elemento estratégico para a política nacional de desenvolvimento. Historicamente, porém, tem se mostrado um ponto de estrangulamento do tráfego."

Em março do ano passado, quando foram registrados grandes congestionamentos de caminhões no sistema Anchieta-Imigrantes, engenheiros da Companhia Docas do Estado (Codesp), que sobrevoaram a área durante o congestionamento, informaram ao deputado que o possível foco de paralisação dos veículos estaria na interseção do viaduto da Cosipa, em Cubatão.

fausto@faustofigueira.com.br

alesp