Transparência nos estudos sobre a transposição do Paraíba do Sul


03/03/2010 18:09

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Carlinhos Almeida (PT), fez um apelo ao governo do Estado em pronunciamento no plenário da Casa nesta terça-feira, 2/3, para que abra o que chamou de "caixa preta" dos estudos sobre a transposição das águas da bacia do rio Paraíba do Sul para abastecer a Região Metropolitana de São Paulo. "Faço um apelo ao governo para que abra a caixa preta e possa dar luz a todos os estudos que estão sendo feitos. Este é um problema de âmbito regional que nos preocupa muito", disse o deputado.

Conforme Carlinhos, "a forma como o governo do Estado vem tratando a questão tem assustado a nossa região. Inclusive nesta terça-feira foi tema de debate na imprensa regional, especialmente no jornal Valeparaibano", comentou. O tema, segundo ele, foi levantado pela secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, em nome do governo do Estado, que vem realizando estudos para avaliar a retirada de água da bacia do Paraíba do Sul para resolver o problema de eventual escassez na Região Metropolitana da Capital.

"Esses estudos e debates estão sendo conduzidos completamente a revelia da nossa região. Os prefeitos e a Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Vale do Paraíba, composta por seis deputados, não foram consultados", disse. "A frente, no caso, só conseguiu algumas informações porque procurou a secretária Dilma Pena, que informou apenas que o tema estava em estudos. Mas não tivemos acesso a esses estudos", acrescentou. Carlinhos disse ainda que o estudo conduzido pelo governo do Estado estava previsto para sair no início deste ano e, até o momento, nada de concreto foi divulgado.



carlinhos@carlinhos.org

alesp